Nota de pesar: Professor Clementino Fraga Filho

Notícias

Nota de pesar: Professor Clementino Fraga Filho

por site em 18 de maio de 2016


É com muito pesar que a SBEM noticia o falecimento do professor, médico e pesquisador Clementino Fraga Filho. O renomado profissional veio ao óbito na última quarta-feira (11/5), em sua casa, aos 98 anos. O médico foi um dos principais responsáveis pela construção do Hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tem seu nome.

A SBEM, através de seu jornal científico (AE&M), prepara uma homenagem para Clementino Fraga Filho. De acordo com o Dr. Marcello Bronstein, editor chefe do AE&M, a edição de junho terá um Memorial sobre o médico.

Além da dedicação ao hospital do Fundão, também fez parte do Hospital da Santa Casa da Misericórdia, sendo chefe da clínica médica, e foi diretor do Instituto de Nutrição da Universidade do Brasil.

Esteve à frente da Associação Brasileira de Educação Médica entre os anos de 1980 e 1982. Como presidente foi responsável por desenvolver programas visando à melhoria das condições do curso de graduação das escolas médicas.

Uma das afirmações de destaque no livro escrito pelo professor sobre a implementação do Hospital Universitário representa bem o que ele foi para a entidade: “A vida de uma instituição depende de muitas vidas que a ela se dedicam”. E foram mais de 50 anos de dedicação, sendo professor, pesquisador e administrador da universidade.

Os serviços prestados foram premiados com o título de professor emérito da UFRJ, tendo recebido, inclusive, medalha de ouro pelo legado deixado à instituição e à medicina.

Após seu falecimento, a família divulgou carta de agradecimento, destacando suas trajetórias de vida e acadêmica.