Nota de Pesar: Dr. Pedro Solberg

relogio 08/01/2019 - 17:00 Notícias

A SBEM informa com pesar que faleceu, no dia 7 de janeiro, o Dr. Pedro Ribeiro Collett Solberg, aos 84 anos. O médico era especialista em endocrinologia pediátrica e um dos pioneiros nesta especialidade no país, atendeu ao longo dos seus 50 anos de trabalho quase 30 mil crianças.

Em sua carreira exerceu o cargo de chefe do Serviço de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, auxiliando na formação de centenas de especialistas.

Nasceu em 1934, em São Paulo, mas aos 10 anos sua família mudou-se para o Rio de Janeiro. Estudou na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil em 1953 e já no segundo ano começou a trabalhar na Maternidade Escola,

No quinto ano, foi aprovado como acadêmico de Pediatria da Prefeitura do Rio de Janeiro. Formou-se em 1959 e fez o exame Educational Council for Foreign Medical Graduates para ampliar os estudos no exterior.

Passou pela área de pediatria no Bobs Roberts Memorial Hospital (Universidade de Chicago) e ao encerrar a residência em 1962 iniciou seu trabalho na área da endocrinologia infantil. Em sua carreira também foi fellow no Serviço de Endocrinologia Infantil, dirigido pelo Prof. Melvin Grumbach do National Institutes of Health (N.I.H.), da Universidade de Columbia, em Nova York.

Voltou ao Brasil no fim de 1964.

Vários pacientes declararam, nas redes sociais, tristeza pela perda, principalmente pela forma com que ele tratava e acompanhava cada um deles.  A SBEM se solidariza com o endocrinopediatra Dr. Paulo Ferrez Collett-Solberg e toda a família. 

cbaem 2019