Nota de Pesar: Dr. Antonio José das Chagas

relogio 22/03/2021 - 14:19 falecimentos

Um dos pioneiros da Endocrinologia Pediátrica no Brasil, o Dr. Antonio José das Chagas, faleceu no último dia 18 de março. O especialista foi professor no Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e deu início à formação da Divisão de Endocrinologia Pediátrica, que coordenou até a sua aposentadoria.

O Dr Walter Caixeta, membro da SBEM Regional Minas Gerais, escreveu uma nota de homenagem:

MEMORIAL
O Dr. Antonio José das Chagas, mais conhecido como Chagas, um dos pioneiros da Endocrinologia Pediátrica no Brasil, nasceu em Bom Despacho, MG, em 28/06/1936 e faleceu em 18/03/2021. Nascido numa modesta família de lavradores de pouca instrução e parcos recursos, teve grandes dificuldades para estudar. Mudou-se para Belo Horizonte, aos 12 anos e, pouco depois, já trabalhava para ajudar nos estudos.

À época de prestar o Serviço Militar, alistou-se na Aeronáutica onde chegou a sargento e especialista em controle de tráfego aéreo. E foi nesta função que trabalhava no aeroporto da Pampulha, à noite, enquanto estudava medicina. Formado pela UFMG em 1965, fez residência em Pediatria na USP, em 1966 e 1967, e especialização em Endocrinologia Pediátrica, em Paris, em 1968. Ao retornar, ingressou como professor no Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. A partir de 1970, deu início à formação da Divisão de Endocrinologia Pediátrica, que coordenou até a sua aposentadoria. Mesmo aposentado, continuou a orientar e formar especialistas em Endocrinologia Pediátrica. Era membro titular da Academia Mineira de Pediatria.

O Chagas tinha profunda consciência social e, como beneficiário do ensino púbico, procurava retribuir à sociedade, com humanismo e dedicação, o que recebera durante a sua formação. Afável, ético, humilde e extremamente simples, conquistou alunos, colegas, amigos e tantos quantos dele se aproximaram. Formou e inspirou dezenas e dezenas de profissionais, gerações de pediatras e de endocrinologistas pediátricos. Sua trajetória de vida é um exemplo e sua memória ficará para sempre entre os que tiveram o privilégio do seu convívio e da sua amizade.

Walter Caixeta Braga

Pro Endocrino setembro 2020
COVID 19