Nota de Pesar: Alexandre Caldas

relogio 22/06/2020 - 14:30 falecimentos

A SBEM lamenta profundamente o falecimento do médico Dr. Alexandre Caldas, na última sexta-feira, e se solidariza com familiares, amigos e pacientes.

Formado pela Faculdade de Medicina da UFPE, em 1978, o especialista tinha pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia pela PUC/RJ e Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia pela IEDE/RJ.

Dr. Caldas foi membro da International Osteoporosis Task Force (IOTF), da International Thyoid Association (ITA) e da American Diabetes Association (ADA). Foi também presidente da Sociedade de Medicina de Pernambuco, hoje Associação Médica de Pernambuco (AMPE), entre 1993 e 1995, sendo responsável pela conclusão da reconstrução do auditório da entidade.

Em 2011, o especialista recebeu a Medalha Maciel Monteiro, na comemoração dos 170 anos da AMPE, como reconhecimento pelo seu trabalho à frente da instituição e na medicina pernambucana.

Com o falecimento do Dr. Alexandre Caldas, membros da SBEM fizeram questão de prestar uma homenagem.

O Dr. Ruy Lyra, ex-presidente da SBEM Nacional e da Regional Pernambuco, lembrou que o Dr. Alexandre Caldas foi um grande endocrinologista na Sociedade de Endocrinologia e Metabologia de Pernambuco, tendo se distinguido, além de sua atividade profissional, por ter presidido a Sociedade de Medicina de Pernambuco. “Foi uma figura muito querida pelos seus pares e estamos muito tristes com a notícia”.

O Dr. Francisco Bandeira comentou sobre a sua dedicação aos seus pacientes e presença constante nas atividades da SBEM-PE. “Dr. Alexandre deixa saudades pelo seu jeito descontraído e alegre.”

O Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM, lembra que o Dr. Alexandre Caldas fez sua Residência em Endocrinologia nos anos de 1979/1980 no IEDE (Instituto Estadual de Endocrinologia e Metabologia do Rio de Janeiro). “Posso dizer que sempre se caracterizou pela sua dedicação aos estudos, competência e simpatia para com colegas e pacientes.”

O Dr. Lucio Vilar, Vice-presidente da SBEM-PE, comentou que teve a satisfação de conviver com Alexandre Caldas quando estudaram juntos na Universidade Federal de Pernambuco. "Sempre foi uma pessoa do bem e, durante vários anos, esteve entre os expoentes da Endocrinologia pernambucana. Vai fazer muita falta. Descanse em paz, meu caro".

Pro Endocrino setembro 2020
COVID 19