Nota de Esclarecimento: Efeitos do Abuso da Testosterona

Notícias

Nota de Esclarecimento: Efeitos do Abuso da Testosterona

por site em 20 de setembro de 2018


A SBEM Nacional em conjunto com o Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia emitiram um comunicado, esclarecendo os efeitos do abuso do uso da testosterona na mulher e no homem. O documento é assinado pela presidente do Departamento de Endocrinologia e Metabologia, Dra. Rita Vasconcellos Weiss, e pelo presidente da SBEM Nacional, Dr. Fábio Trujilho. 

O comunicado informa que o uso do hormônio não está aprovado no Brasil para o sexo feminino, e não há medicamentos fiscalizados por órgãos de vigilância sanitária (ANVISA) disponíveis. Além disso, o texto aponta que o uso da testosterona sem indicação e a inexistência no mercado de medicamentos adequados para uso feminino, podem levar a efeitos colaterais a curto e longo prazo. 

No caso do sexo masculino, o comunicado informa que o uso da Testosterona está aprovado no Brasil para o tratamento de hipogonadismo e, por curto prazo, para recuperação de quadros de caquexia. O uso indevido para ganho de massa muscular é considerado doping em atletas profissionais e ilegal em amadores.