A SBEM Nacional em conjunto com o Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia emitiram um comunicado, esclarecendo os efeitos do abuso do uso da testosterona na mulher e no homem. O documento é assinado pela presidente do Departamento de Endocrinologia e Metabologia, Dra. Rita Vasconcellos Weiss, e pelo presidente da SBEM Nacional, Dr. Fábio Trujilho.
O comunicado informa que o uso do hormônio não está aprovado no Brasil para o sexo feminino, e não há medicamentos fiscalizados por órgãos de vigilância sanitária (ANVISA) disponíveis. Além disso, o texto aponta que o uso da testosterona sem indicação e a inexistência no mercado de medicamentos adequados para uso feminino, podem levar a efeitos colaterais a curto e longo prazo.
No caso do sexo masculino, o comunicado informa que o uso da Testosterona está aprovado no Brasil para o tratamento de hipogonadismo e, por curto prazo, para recuperação de quadros de caquexia. O uso indevido para ganho de massa muscular é considerado doping em atletas profissionais e ilegal em amadores.
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
Enquanto a vacinação não se inicia, é importante a manutenção do isolamento e distanciamento social, para evitar a propagação da Covid-19. Vejam algumas das informações na s...
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Saiba quais os endocrinologistas que estão compondo as 18 Comissões da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, gestão 2021-2022.