Em 3 de julho, médicos do Brasil realizam o Dia Nacional de Mobilização contra a importação de médicos formados fora do Brasil sem a revalidação do diploma. A ação foi decidida em Assembleia, realizada em 26 de julho, em São Paulo – SP. O encontro teve participação de membros do Conselho Federal de Medicina (CFM) e de conselhos regionais. (imagem reproduzida do site do Cremerj)
De acordo com o site do CFM, como solução para o problema da falta de profissionais de saúde em áreas remotas e nas periferias, as lideranças médicas anunciaram o esforço conjunto pela aprovação imediata da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 454/2009, que cria a carreira médica nos serviços públicos federal, estadual e municipal, semelhante à de juízes e promotores.
Confira a agenda de manifestações pelo país. Caso saiba de algum protesto que não esteja listado, por favor, envie as informações para info@endocrino.org.br.
Acre
Data: 3 de julho
Horário: 16h
Atividades: Concentração em frente à Assembleia Legislativa do Estado. De lá, os médicos e estudantes sairão em caminhada pelo centro da cidade.
Alagoas
Data: 3 de julho
Horário: 7h30
Atividades: Oficina de cartazes e faixas, na sede do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal). Em seguida, às 8h, haverá concentração na sede do Cremal, seguida de coletiva de imprensa. O ato público, na frente do Cremal, começará às 9h. Os manifestantes seguirão em caminhada pela Av. Fernandes Lima até a Praça dos Martírios.
Amapá
Data: 3 de julho
Horário: 9h
Local: Em frente ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (Av. Feliciano Coelho, 1060, no bairro do Trem)
Amazonas
Data: 3 de julho
Horário: 15h
Local: Largo São Sebastião
Bahia
Data: 3 de julho
Horário: 15h
Local: Praça do Campo Grande, com caminhada até a Praça Castro Alves.
Ceará
Data: 3 de julho
Horário: 9h
Atividades: Médicos e estudantes (vestidos de jalecos brancos) se concentrarão na Assembleia Legislativa do Estado, em Fortaleza. Às 15h30, os manifestantes se reunirão em frente Palácio da Abolição e, em seguida, caminharão até o Jardim japonês, na Av. Beira-Mar.
Distrito Federal
Data: 3 de julho
Horário: 17h
Local: Em frente ao Ministério da Saúde, situado na Esplanada dos Ministérios, Bloco G, com caminhada até o Palácio do Planalto
Espírito Santo
Data: 3 de julho
Atividades:
9h - Visita das Entidades Médicas Estaduais ao HUCAM;
15h - Coletiva de Imprensa das Entidades Médicas do ES na sede do CRM-ES;
17h - Grande concentração dos Médicos, Centros Acadêmicos e Estudantes de Medicina na sede do CRM-ES.
Goiás
Data: 3 de julho
Horário: 15h30
Atividades: Concentração na sede do Cremego (R. T-27, nº 148, Setor Bueno - entrada de eventos). Em seguida, o grupo sairá em passeada pelas ruas de Goiânia.
Maranhão
Data: 3 de julho
Horário: 9h
Atividades: Concentração será na Praça Deodoro. De lá, médicos e estudantes sairão em caminhada pelo centro da cidade até a Praça João Lisboa.
Mato Grosso
Data: 3 de julho
Horário: 12h
Atividades: Inicia-se a paralisação de todo atendimento eletivo. A partir das 14h haverá uma concentração em frente à sede do CRM-MT. Em seguida, os manifestantes irão até a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, concluindo a manifestação na Assembleia Legislativa.
Mato Grosso do Sul
Data: 3 de julho
Horário: 8h
Atividades: Coletiva de imprensa, na sede do Sinmed-MS. Em seguida, às 9h, será protocolado documento nas sedes do governo do Estado, da prefeitura de Campo Grande e no Ministério Público mostrando s razões e reivindicações da classe médica. À tarde, a partir das 16h, será realizada uma manifestação em frente ao prédio da representação do Ministério da Saúde em Mato Grosso (R. Jornalista Belizário Lima).
Minas Gerais
Data: 3 de julho
Horário: 16h
Atividades: Concentração em frente à sede do CRMMG (Av. Afonso Pena, 1500 – Centro, Belo Horizonte). Os manifestantes farão uma marcha pela área hospitalar. Às 19h, haverá uma assembleia na sede da Associação Médica de Minas Gerais (Av. João Pinheiro, 161 - Centro).
Pará
Data: 3 de julho
Horário: 8h
Atividades: Concentração em frente à Santa Casa de Misericórdia. De lá, o grupo seguirá em caminhada, passando em frente ao PSM e ao Centro Integrado de Governo. O ato terminará diante da Secretaria Estadual de Saúde.
Paraíba
Data: 3 de julho
Horário: 9h
Atividades: A concentração do protesto será em frente à sede do CRM-PB (Av. Dom Pedro II, 1335 – Centro).
Paraná
Data: 3 de julho
Horário: 10h
Atividades: Concentração de passeata, na Boca Maldita. De lá, o grupo seguirá em caminhada pela R. das Flores até a Praça Santos Andrade (em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná).
Pernambuco
Data: 3 de julho
Horário: 10h
Atividades: Coletiva de imprensa das entidades médicas. Às 14h, haverá uma concentração na Praça do Derby. Na ocasião, médicos doarão sangue para o Hemope, no Memorial da Medicina. Às 16h, os médicos farão caminhada pela Av. Agamenon Magalhães (sentido HR), passando pelo Parque Amorim e retornando pela Agamenon Magalhães para a Praça do Derby.
Piauí
Data: 3 de julho
Horário: 8h
Local: Em frente ao Conselho Regional de Medicina - Piauí (R. Goiás nº 991 - Ilhotas ).
Rio de Janeiro
Data: 3 de julho
Horário: 10h
Local: Cinelândia
Rio Grande do Norte
Data: 3 de julho
Horário: 10h
Atividades: Concentração em frente à sede da Associação Médica (Av. Hermes da Fonseca – Tirol). De lá, os manifestantes seguirão até Hospital Walfredo Gurgel. Às 19h, está marcada uma assembleia no auditório do Sinmed-RN.
Rio Grande do Sul
Data: 3 de julho
Horário: 16h (concentração)
Local: Em frente ao hospital Beneficência Portuguesa, com caminhada às 17h até a Praça da Matriz para manifestação diante do Palácio Piratini e da Assembleia Legislativa do RS.
Rondônia
Data: 3 de julho
Horário: 10h
Atividades: Concentração em frente à sede do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, em Porto Velho. Na noite do dia anterior (02/07), está prevista realização de assembleia no Sindicato dos Médicos.
Roraima
Data: 3 de julho
Horário: 18h
Atividades: Concentração dos médicos em frente ao Portal do Milênio.
Santa Catarina
Data: 3 de julho
Horário: 10h
Local: Esquina Democrática (entre as Ruas Felipe Schmidt e Trajano)
Data: 3 de julho
Horário: 10h às 14h
Local: Sede do SIMESC, na R. Dona Francisca, Ed. Deville, com previsão de passeata até a Praça da Bandeira às 12 horas.
São Paulo
Data: 3 de julho
Horário: 17h
Local: Hospital de Base Rio Preto
Data: 3 de julho
Horário: 16h
Local: Associação Médica Brasileira (R. São Carlos do Pinhal, 324), de onde a passeata sairá rumo ao gabinete de representação da presidência da República, na Av. Paulista, 2163 (esquina com R. Augusta; prédio do Banco do Brasil).
Sergipe
Data: 3 de julho
Horário: 8h
Local: Entrevista coletiva dos presidentes das entidades médicas locais (Somese, Cremese, Sindimed e Academia). Às 9h, haverá concentração dos médicos na sede do Cremese, seguida de caminhada até a Secretaria Estadual de Saúde.
Tocantins
Data: 3 de julho
Horário: 8h
Atividades: Abraço simbólico do Hospital Geral de Palmas. Na sequência, está prevista caminhada até a Praça dos Girassóis.
Entre as ações da Campanha da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, realizada pela SBEM, através da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, está a divulgação de mensagens e imagens sob...
Reportagens onde o nome da SBEM foi citado. Neste espaço, você confere uma listagem com algumas dessas matérias – 2021
No Brasil, comemora-se em 29 de janeiro o Dia da Visibilidade Trans. O intuito é promover reflexões e estimular o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o respeito à população trans....
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
O novo calendário de Campanhas Públicas da SBEM Nacional começa em janeiro, com primeira e nova campanha 'Visibilidade Trans' – 29 de janeiro. Vejam a programação das atividades e quais as campanhas que...
Entre as ações da Campanha da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, realizada pela SBEM, através da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, está a divulgação de mensagens e imagens sob...
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Conheça os nomes dos integrantes da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, incluindo o Conselho Fiscal, da gestão 2021 – 2022, sob a presidência do Dr. César Luiz Boguszewski.