Como saber se um médico está trabalhando dentro dos conceitos éticos, difundidos pelas Sociedades Científicas e Conselhos Médicos? Existem documentos e informes divulgados que precisam ser observados, além de números de seguidores nas redes sociais.
Há bastante tempo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia vem chamando a atenção do público sobre a necessidade de reconhecer quem é especialista. A questão envolve não apenas a Endocrinologia e Metabologia, mas para todas as 53 especialidades médicas, reconhecidas no Brasil pela Associação Médica Brasileira (AMB).
O vice-presidente da SBEM Nacional, Dr. Alexandre Hohl, explica que, atualmente, vários médicos se formam, não fazem residência médica e criam nomes de áreas que não são especialidades médicas, englobando longevidade, vitalidade, performance e hipertrofia muscular, entre outras.
“Usando esses termos, estes profissionais sugerem especialidades que não são reconhecidas no território brasileiro. Para a população é muito importante saber reconhecer o que é correto do que não é. A melhor maneira de fazer isso é por meio do RQE – que é Registro de Qualificação de Especialista”, explicou o Dr. Hohl.
O RQE é um número obtido, quando o médico faz o seu registro do Título de Especialista no Conselho Regional de Medicina. “Assim como existe o CRM – número que o médico recebe para exercer a medicina -, o RQE é a identificação que o especialista tem para que a sua especialidade médica seja reconhecida”, esclarece o especialista.
O RQE é um número obtido, quando o médico faz o seu registro do Título de Especialista no Conselho Regional de Medicina. “Assim como existe o CRM – número que o médico recebe para exercer a medicina -, o RQE é a identificação que o especialista tem para que a sua especialidade médica seja reconhecida”, esclarece o especialista.
O presidente da SBEM Nacional, Dr. Fábio Trujilho, menciona o bombardeio de informações e promessas de tratamentos médicos revolucionários e encantadores que surgem a toda hora. “Muitos destes tratamentos não tem comprovação científica e podem colocar a vida das pessoas em risco. São propagados por médicos que, muitas vezes, anunciam ser especialistas”, enfatiza. O presidente reforça que uma simples consulta ao CRM para saber se o médico possui o registro de especialista pode trazer a certeza que você está sendo acompanhado por um especialista de verdade. “Especialista só com RQE”.
A SBEM explica que é muito fácil para qualquer pessoa acessar o site do Conselho Federal de Medicina, ou dos conselhos regionais de medicina, e colocar o nome do médico. Dessa forma, é possível confirmar se ele tem alguma especialidade médica ou não.
As sociedades médicas, como acontece com a SBEM Nacional, têm em seus sites a diferenciação do médico com Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia daquele que não tem a titulação. “Todo esse cuidado é para evitar que a população fique exposta a médicos, que utilizam um conhecimento obtido de uma maneira não tradicional, que não é nem por meio de residência médica e nem por meio da obtenção do Título de Especialista”, enfatizou.
Casos, como o que ocorreu no Rio de Janeiro, são trágicos e se transformam em alertas à população para que procure saber se o seu médico tem ou não o RQE. “Esse documento mostra a qualificação de especialista e é uma garantia a mais de que você vai ser cuidado por alguém que teve uma formação adequada e reconhecida no território brasileiro”, finalizou o Dr. Hohl.
O Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social acrescenta que maus profissionais muitas vezes são carismáticos e sabem usar as mídias sociais a seu favor. "O público leigo muitas vezes é atraído por esse 'canto de sereia' e acredita que esses profissionais são detentores de conhecimentos que outros não têm".
Vários comunicados oficiais têm sido emitidos há muito tempo pela SBEM.
Entre as ações da Campanha da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, realizada pela SBEM, através da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, está a divulgação de mensagens e imagens sob...
Reportagens onde o nome da SBEM foi citado. Neste espaço, você confere uma listagem com algumas dessas matérias – 2021
No Brasil, comemora-se em 29 de janeiro o Dia da Visibilidade Trans. O intuito é promover reflexões e estimular o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o respeito à população trans....
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
O novo calendário de Campanhas Públicas da SBEM Nacional começa em janeiro, com primeira e nova campanha 'Visibilidade Trans' – 29 de janeiro. Vejam a programação das atividades e quais as campanhas que...
Entre as ações da Campanha da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, realizada pela SBEM, através da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, está a divulgação de mensagens e imagens sob...
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Conheça os nomes dos integrantes da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, incluindo o Conselho Fiscal, da gestão 2021 – 2022, sob a presidência do Dr. César Luiz Boguszewski.