As mobilizações contra os vetos no projeto de lei Ato Médico continuam. A indignação da categoria é por conta da manutenção dos vetos, uma vez que o projeto aprovado foi debatido por parlamentares e profissionais em 27 audiências públicas nas duas casas legislativas antes da sanção presidencial. Foram feitos diversos vetos, sendo que nove deles no mesmo artigo. A categoria considera os vetos uma traição do governo, em que a população também sai perdendo.
Segundo a Dra. Nina Musolino, presidente da SBEM Nacional, o apoio às manifestações é importante, uma vez que se trata de uma força política em que o bem estar da população não está sendo levado em conta. “É preciso tomar uma atitude e ficar atento a erros, a maus diagnósticos, indicações erradas de medicamentos, denunciando más condutas. Essa é a maneira de mostrar para a mídia os riscos que a população tá sofrendo”, declarou Dra. Nina.
De acordo com a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), sair dos consultórios e ir às ruas mostra a força do grupo. O presidente da Federação, Geraldo Ferreira, convocou todos os sindicatos médicos a realizarem assembleias conjuntas nos estados nessa segunda-feira, dia 26.
Detalhes sobre local e horário da assembleia podem ser obtidos junto ao sindicato do seu estado ou do seu município. “A FENAM tem recebido solicitações para decretar greve geral. Nós orientamos os médicos a ir às assembleias convocadas pelo sindicato. Se a maioria dos sindicatos decidir por greve geral, nós iremos apoiar e dirigi-los” afirmou Geraldo Ferreira.
Ações da Semana Anterior
No fim da manhã da última terça-feira, dia 20 de agosto, estudantes de medicina, médicos e residentes de todo país se concentraram em frente ao Ministério da Saúde, em Brasília e foram até a Câmara dos Deputados para um corpo a corpo com os parlamentares.
Participaram do protesto cerca de 300 pessoas em um ato pacífico, segundo informações passadas pela assessoria de imprensa da FENAM. O Conselho Federal de Medicina considera que a manifestação renderá resultados positivos. De acordo com Geraldo Ferreira, a luta ainda não terminou.
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
Enquanto a vacinação não se inicia, é importante a manutenção do isolamento e distanciamento social, para evitar a propagação da Covid-19. Vejam algumas das informações na s...
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Saiba quais os endocrinologistas que estão compondo as 18 Comissões da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, gestão 2021-2022.