Livro AMB 60 Anos

Notícias

Livro AMB 60 Anos

por site em 22 de novembro de 2011


A Associação Médica Brasileira, que completou 60 anos no dia 26 de janeiro de 2011, lançou um livro para comemorar esta data: “AMB 60 Anos”.

A publicação foi lançada oficialmente durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação, realizada no Teatro Municipal, em São Paulo.

Veja, na integra, o conteúdo do comunicado sobre o lançamento, divulgado pela AMB.

“AMB 60 anos”

”Desde a década de 50, quando médicos reivindicavam melhores condições de trabalho e remuneração, colocou-se em pauta a necessidade da criação de uma instituição médica nacional. Foi quando dois expoentes da área, os professores Alípio Corrêa Netto e Jairo de Almeida Ramos, idealizaram a Associação Médica Brasileira.

A eleição da primeira diretoria, durante o Congresso do Brasil Central, realizado em Uberaba (MG), em 1951 (composta pelos doutores Alípio Corrêa Netto (SP), presidente; José Martinho da Rocha (DF), 1° vice-presidente; Hilton Rocha (MG), 2° vice-presidente; Hosannah de Oliveira (BA), 3° vice-presidente; Dorival Macedo Cardoso (SP), secretário-geral; Haroldo Vieira Vasconcelos (DF), subsecretário; Osvaldo Lange (SP), tesoureiro; e Eraldo Lemos (SE), subtesoureiro), passando por todas as transformações até chegar aos dias de hoje estão agora registradas na história: o livro  “AMB 60 anos”, lançado oficialmente durante a cerimônia oficial de posse da nova diretoria 2011/2014, realizada no dia Teatro Municipal, em São Paulo.

Segundo Hélio Barroso dos Reis, organizador da publicação, ela demarca as principais ações e finalidades da AMB, em áreas diversas, como cultural, política, educativa e histórica.“O que a AMB fez e faz pelos médicos, pela sociedade, pela medicina e pelo país é descrito em detalhes nas páginas desta verdadeira obra de arte”, conta. “Ela demarca as principais ações e finalidades da AMB, em áreas diversas, como cultural, política, educativa e histórica”, completa o diretor cultural da AMB.

Quase quarenta autores, entre diretores da AMB, médicos historiadores e jornalistas participam desse projeto que apresenta, de forma dinâmica, a trajetória da entidade em várias ações temporais: o ontem, o hoje e o amanhã. Além da edição em português, a obra também terá impressão na língua inglesa.