Kit Emergência para Doença de Addison

relogio 02/07/2020 - 11:57 Notícias

Pela primeira vez no país, foi disponibilizado um kit emergencial e gratuito para pessoas com Insuficiência Adrenal e Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC). O material é fornecido pela Associação Brasileira Adissoniana (ABA) para socorrer os pacientes em casos de crises adrenais. 

O Kit é composto por um par de luvas de procedimento, um frasco de plástico com 10ml de água para injeção, um frasco de vidro com 100mg de succinato de hidrocortisona em pó liofilizado, uma seringa de 3 ml estéril e descartável, duas agulhas estéreis e descartáveis e quatro envelopes, além de um guia de instruções.

Segundo uma das idealizadoras, a médica anestesiologista, Dra. Adriana Fadel, a ideia surgiu com o início da pandemia de Covid-19. “O kit emergencial já existe há muito tempo em vários países e vimos a necessidade de trazermos esse item básico para os pacientes, principalmente nesta época, em que a orientação é de isolamento social”, explica. “Em caso de uma crise adrenal, que pode levar à morte, ter o kit em casa, pode salvar muitas vidas”, comenta.

Para ter acesso ao kit, é necessário realizar o cadastro na entidade no site da ABA (www.abaddison.org.br) e apresentar uma carta do especialista que acompanha o paciente. 

A entidade foi criada há cerca de um ano e promove diversas ações para tornar a Doença de Addison mais conhecida, como cursos, palestras, além de orientar pacientes em grupos de Whatsapp sobre onde encontrar um médico. 

A ABA realiza também o cadastramento de pessoas que convivem com a disfunção na adrenal e disponibiliza sem custo um cartão personalizado, com informações sobre o paciente, contatos de emergência e como agir em casos de urgência. Atualmente são 500 pessoas cadastradas, entre pacientes e pais de pacientes.

EMBE 2019
CBEM 2020