ISP 2012

relogio 23/01/2012 - 16:57 Notícias

A SBEM abriu o prazo de candidaturas para uma vaga do International Scholars Program (ISP) 2012.
O programa tem como objetivo o desenvolvimento científico de jovens endocrinologistas de vários países. Os selecionados participam de workshops internacionais e realizam pesquisas nos mais avançados laboratórios do mundo.

Os membros da Comissão Internacional selecionarão os currículos enviados pelos candidatos, e o prazo de inscrição se encerra no dia 30 de março. Após a primeira fase de seleção no Brasil, a entidade norte-americana avalia os candidatos apresentados pela SBEM. Após a confirmação de aprovação de seu nome, o pesquisador começará a buscar, juntamente com a Endocrine Society, um centro adequado à sua linha de pesquisa.

As entrevistas entre os responsáveis pelos centros de excelência e os pesquisadores serão realizadas durante o Endo Society Annual Meeting, programado para junho de 2012, em Houston (Estados Unidos).

International  Scholars Program (ISP) of the Endocrine Society

1. Breve Descrição:

A Endocrine Society, cuja sede é nos Estados Unidos (www.endo-society.org), estabeleceu um programa para a seleção e formação de endocrinologistas que pretendem seguir uma carreira em uma instituição acadêmica e que desejam realizar pesquisas de investigação. Indivíduos graduados em Medicina, com Residência Médica ou Especialização completa em Endocrinologia em instituição credenciada, com título de Mestre ou Doutor já obtido ou em andamento na área de Endocrinologia e Metabologia, com pretensões de seguir carreira acadêmica ou de pesquisa básica ou clínica, são elegíveis. O objetivo do programa é selecionar candidatos altamente qualificados que desejam obter formação por um período de 2-3 anos em um laboratório excepcional dirigido por um membro da Endocrine Society. O treinamento será organizado em conjunto por meio de interações entre a Endocrine Society e o Investigador Principal do Laboratório. Espera-se que o candidato volte para o seu país de origem após o treinamento ter sido concluído. O candidato selecionado será levado para o Annual Meeting of the Endocrine Society que será realizada em Houston, Texas, em junho de 2012. Durante o Congresso, o candidato terá oportunidade de fazer entrevistas com diretores de diversos laboratórios, com a finalidade de escolher o laboratório mais adequado para o seu treinamento. A viagem para Houston e todas as despesas a ela associadas serão cobertas pela Endocrine Society.

2. Objetivo do Programa:

A Endocrine Society gostaria de desenvolver relações estreitas com membros das Sociedades de Endocrinologia de outros países. O ISP é parte de um esforço integrado para facilitar a colaboração entre os cientistas que trabalham em todo o mundo. O Programa tem como objetivo de longo alcance o desenvolvimento de um relacionamento contínuo entre os participantes e a Endocrine Society, quando eles retornam para seus países de origem. Um elemento chave deste plano é selecionar bolsistas que mais tarde tenham potencial para serem líderes em diversas áreas da Endocrinologia, em seus próprios países.

3. Aspectos Históricos:

Este é o décimo ano do ISP. Em anos anteriores, vários colegas foram selecionados a partir de um grande número de candidatos de vários países. A maioria dos candidatos conseguiu uma posição no laboratório de sua escolha. O apoio financeiro para os dois a três anos de treinamento é fornecido pelo laboratório selecionado.

4. Detalhes específicos

A. Processo de Inscrição: É necessário enviar:
(1) um Curriculum Vitae com padrões estabelecidos pelo ISP;
(2) uma descrição do plano de pesquisa;
(3) uma lista dos potenciais laboratórios ou clínicas onde você gostaria de preferencialmente trabalhar;
(4) três cartas de recomendação de seus mentores ou supervisores.

A aplicação é então enviada para o endereço abaixo. O Comitê de Seleção é formado pelos membros da Comissão Internacional da SBEM. A decisão deste Comitê é, então, ratificada pela subcomissão do ISP da Endocrine Society.

B. Viagem para Houston: O candidato selecionado deverá participar do Annual Meeting of the Endocrine Society que será realizado entre os dias 23 e 26 de junho de 2012 na cidade americana de Houston, no Texas. A Endocrine Society oferecerá hospedagem num local central que permite intercâmbio entre os candidatos selecionados de vários países. Um valor diário é oferecido pela Endocrine Society para atender a outras despesas da reunião.

c. Orientação: Um mentor, se necessário, será fornecido para cada candidato durante a reunião anual. Isso irá ajudá-lo na seleção das melhores palestras para assistir e permitir que ele conheça e se reúna com vários membros da Endocrine Society.

d. Processo da entrevista: Um dos comitês da Endocrine Society (www.endo-society.org/placement), irá agendar entrevistas com diretores de diversos laboratórios. Este serviço tem funcionado há mais de 20 anos nos Annual Meetings of the Endocrine Society e é muito bem organizado.

e. Processo de seleção: Aos candidatos serão oferecidas posições pelos diretores das instituições interessadas e arranjos para datas de início do treinamento. Os salários a serão pagos deverão ser discutidos diretamente com eles durante as entrevistas. O candidato escolherá, então, qual o laboratório em que ele gostaria de trabalhar. Uma lista dos atuais Scholars e suas posições podem ser fornecidas a pedido.

f. Data de início da posição: É sabido a necessidade de se planejar com antecedência a mudança, o que envolve várias etapas burocráticas. Por essa razão, ao candidato será dada a flexibilidade necessária para iniciar o período de treinamento, desde que dentro de um período de três anos após sua indicação.

g. Acompanhamento: Espera-se que o Diretor da instituição onde se desenvolverá o treinamento forneça a assistência necessária para o desenvolvimento da carreira do Scholar após seu retorno ao país de origem. Isso pode ser na forma de aconselhamento, fornecimento de reagentes, ajuda na elaboração de projetos de pesquisa, e acordo para colaborar em projetos de investigação. A Endocrine Society mantém um registro de tais relações que se desenvolveram ad hoc e não no âmbito de um programa formal, que podem ser fornecidos se solicitados.

Como se Inscrever

  • Redija um texto em Word para responder a questão: What is the importance of the International Scholarship Program to the project?
  • Redija um texto em Word para responder a questão: List of laboratories of interest ( at least 3) with full name, address, telephones and e-mail address) 
  • Faça o download e preencha o arquivo em Word Scholars signed letter
  • Faça o download e preencha o arquivo em Word Standard Format for Curriculum Vitae 

As candidaturas devem ser feitas com o envio da documentação via e-mail e impresso para a secretaria da SBEM, para análise da Comissão Internacional, nos endereços abaixo:

E-Mail: sbem@endocrino.org.br / Sede: Rua Humaitá, 85 Sala 501 – Humaitá / Rio de Janeiro – RJ – CEP 22261-000

Atenção:  Serão acatadas as correspondências postadas até o dia 30 de março de 2012.

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019