Insulina Brasileira

relogio 17/04/2013 - 16:45 Notícias

O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fecharam parceria com a Biomm para retomar a fabricação de insulina no Brasil. A notícia foi anunciada em uma cerimônia ocorrida em Belo Horizonte (MG), na presença da presidente Dilma Rousseff e dos ministros da Saúde (MS), Alexandre Padilha, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel.

O início da produção deve ocorrer a partir de 2015 e, segundo previsão do Ministério da Saúde, os pacientes terão acesso ao hormônio em 2017. A produção nacional de insulina havia sido interrompida em 2001. De acordo com a assessoria do MS, isso representa um avanço não apenas na assistência, mas também confere ao Brasil autonomia e reduz a vulnerabilidade do país frente a potenciais crises internacionais de produção.

Com isso, o Brasil passa a ser um dos quatro países que produzem insulina, junto com Ucrânia, Dinamarca e Estados Unidos. “A retomada só se tornou viável porque o programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde, criou um mercado que sustenta a produção. Aumentou cinco vezes o número de pessoas com acesso a medicamentos de graça. Subiu de 15 mil para 25 mil o número de farmácias que ofertam esses medicamentos”, declarou o ministro Padilha.

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019