Hormônios e Menopausa

relogio 27/08/2014 - 11:27 Endocrinologia Feminina

A sexta edição do Simpósio de Atualização em Terapia Hormonal e Menopausa, organizada pelo Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia (DEFA), aconteceu em 2 de agosto. Devido ao grande interesse do público, o evento foi transferido para o Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo, local com instalações que pudessem receber um número maior de participantes do que nas primeiras edições.

A Dra. Dolores Pardini, coordenadora do simpósio, que acontece a cada dois anos, afirma que a proposta é realizar uma intensa troca de informações entre grandes especialistas e em um curto espaço de tempo. “Começamos com uma atualização somente para endocrinologistas, mas, com o passar dos anos, abrimos espaço também para médicos de outras especialidades, que lidam com as mulheres na menopausa. Este ano tivemos um público de quase 200 participantes, sendo a maioria endocrinologista, mas reunindo também os ginecologistas e cardiologistas, até mesmo dermatologistas e gastroenterologistas”, disse ela.

Todas as aulas e discussões estão em vídeo e ficarão disponíveis no site do DEFA - www.feminina.org.br -, para acesso aos associados da SBEM. “O clima de informalidade foi bastante elogiado pelos participantes. Com palestrantes escolhidos com muito critério técnico, conseguimos abordar diversos aspectos. Um pouco do básico da terapia de reposição hormonal na pós-menopausa e apresentar assuntos atuais, com muita interação entre as especialidades, transformando o evento em uma oportunidade de esclarecimento e desmistificação entre as especialidades”, comentou a coordenadora.

O cuidado com o parceiro, também foi abordado este ano, com uma aula e um caso clínico. “Quando o objetivo é melhorar a qualidade de vida da mulher pós-menopausa, é fundamental lembrar-se de trabalhar junto ao parceiro”, finalizou a Dr. Dolores.

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019