Hipertensão Sobe no Brasil

Notícias

Hipertensão Sobe no Brasil

por site em 27 de abril de 2010


O Ministério da Saúde divulgou dados que mostram que a porcentagem de pessoas com pressão alta no Brasil subiu de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. Os números são de uma pesquisa realizada com 54 mil adultos e foram anunciados na segunda-feira, 26 de abril, Dia Nacional de Combate à Hipertensão.

Segundo o levantamento, os índices aumentaram em todas as faixas etárias, principalmente entre os mais idosos, onde o percentual chegou a 63,2%. Em 2006, esse número chegava a 57,8%. A pesquisa mostra ainda que o número de hipertensos é maior entre as mulheres (27,2%) que os homens (21,2%).

Capitais

A cidade do Rio de Janeiro foi a capital com o maior percentual de pessoas que se declararam hipertensos, com 28%. Na sequência, aparecem Recife (27,6%), São Paulo (26,5%) e Campo Grande (26,5%). O menor índice foi registrado na cidade de Palmas, com 14,9% de pessoas com a doença.

Tratamento e Prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a pesquisa tem como objetivo difundir a prevenção da doença por meio de boas escolhas como hábitos alimentares saudáveis e o combate ao sedentarismo e à obesidade.

A hipertensão acontece quando a pressão arterial, após ser medida por diversas vezes, é igual ou superior a 14 por 9. Isso acontece porque os vasos por onde o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Ela é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassa 130 mmHg e a diastólica (mínima) é inferior a 85 mmHg.

Na maioria das vezes, a pressão alta é uma herança genética. Entretanto, pode ser desencadeada por hábitos de vida pouco saudáveis como: obesidade, ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica e inatividade física.

Ela não tem cura, mas pode e deve ser controlada. O tratamento contínuo pode evitar futuros infartos do coração, derrames e paralisação dos rins. Ele deve ser feito através de remédios controladores da pressão e hábitos saudáveis (diminuir a quantidade de sal na alimentação, bebidas alcoólicas, controlar o peso, fazer exercícios físicos, evitar o fumo e controlar o estresse).

Leia Mais: