Hipertensão

relogio 14/04/2010 - 13:15 Adrenal e Hipertensão

A hipertensão, ou pressão alta, acontece quando a pressão arterial, após ser medida por diversas vezes, é igual ou superior a 14 por 9. Isso acontece porque os vasos por onde o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Ela é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassa 130 mmHg e a diastólica (mínima) é inferior a 85 mmHg. 

Em geral, as pessoas com hipertensão arterial precisam verificar os níveis de sua pressão de 2 a 4 vezes por dia. Vale lembrar que o diagnóstico da hipertensão somente pode ser feito por um médico. Em todos os casos, os cuidados com a saúde devem ser diários.

26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Segundo os dados do  Ministério da Saúde (Vigitel 2008), 23,1% dos brasileiros sofrem de pressão alta. Entre os idosos, esse percentual é ainda maior, equivalendo a uma para cada duas pessoas.

Índice Geral

Neste índice você encontrará textos que podem esclarecer dúvidas sobre hipertensão arterial, dicas sobre tratamento e prevenção que farão bem à sua saúde.

Na área de comentários faça sugestões de que assuntos você gostaria de ler.

cbaem 2019
Proendocrino set 2018