Havard Vai Distribuir Artigos Científicos na Internet

Eventos Médicos

Havard Vai Distribuir Artigos Científicos na Internet

por site em 21 de fevereiro de 2008


A universidade Harvard decidiu tornar pública parte de sua produção científica. Todos os artigos produzidos pela Faculdade de Artes e Ciências (FAS), a partir do dia 12 de fevereiro de 2008, estarão disponíveis para leitura na internet.

Os artigos serão hospedados em um banco de dados e o acesso ao material será aberto a qualquer um com acesso a um computador e conexão à internet. Ainda não existe data prevista para o lançamento.

Um porém do projeto, é que a decisão da universidade implica que os pesquisadores só possam publicar os artigos em revistas científicas que aceitem artigos não exclusivos. No entanto, a grande maioria das publicações não tem esse tipo de restrições.

Para Steven Hyman, administrador acadêmico da universidade, este é apenas um primeiro passo. No futuro, ele espera, o acesso será aberto para todas as pesquisas desenvolvidas por todas as áreas de Harvard.

A Escola Médica Harvard já está trabalhando para colocar em prática o mesmo modelo da Faculdade de Ciências e Artes. O acesso dos artigos médicos seria disponibilizado através do PubMed Central.

Os Arquivos Brasileiro de Endocrinologia & Metabologia (ABE&M) também disponibilizam seus artigos online. Para acessar, visite o site da publicação.