Guia Prático de Neuroendocrinologia

Informações Científicas

Guia Prático de Neuroendocrinologia

por site em 4 de dezembro de 2020


A segunda publicação da série “Guias Práticos” da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) já está disponível. Depois do Departamento de Metabolismo Mineral e Ósseo, agora foi a vez do Departamento de Neuroendocrinologia publicar o “O Guia Prático em Neuroendocrinologia”.

Os temas foram escritos a partir do levantamento de alguns dos maiores especialistas do país e editados pelo presidente eleito da Nacional, Dr. Cesar Luiz Boguszewski (biênio 2021-2022), e o presidente do Departamento, Dr. Heraldo Mendes Garmes.

O Guia abrange desde a fisiologia até o manuseio terapêutico das doenças do eixo hipotálamo-hipofisário, revisitando a epidemiologia, as características clínicas e os métodos diagnósticos atualmente utilizados na investigação desses pacientes.

Os tópicos são divididos em 28 capítulos e esclarecem, de forma didática, como devem ser manejados os pacientes com hipótese diagnóstica de qualquer doença do sistema neuroendocrinológico.

Para o Dr. Cesar, a nova publicação da SBEM será muito útil no tratamento de doenças do hipotálamo e da hipófise. “Ela aborda desde aspectos da fisiologia, diagnóstico e tratamento destas importantes patologias, de forma extremamente didática, oferecendo uma oportunidade única de para facilitar a abordagem nesses pacientes”, afirma.

Já o Dr. Heraldo lembra que o material tem como objetivo facilitar o entendimento das doenças neuroendocrinológicas. “O Guia ajuda na tomada de decisão por parte dos especialistas diante de um paciente com os distúrbios deste eixo e, por ser didático, ele contempla tanto estudantes quanto especialistas”, finaliza.

O Guia Prático em Neuroendocrinologia pode ser comprado no link: www.editoraclannad.com.br/produto/guia-pratico-em-neuroendocrinologia