Dia Mundial da Saúde e o Global Report On Diabetes

relogio 07/04/2016 - 11:13 datas importantes

Diabetes foi o tema escolhido para o Dia Mundial da Saúde este ano. A data é celebrada no dia 7 de abril, devido a fundação da Organização Mundial da Saúde. Além de chamar a atenção para a doença, a OMS aproveitou o momento para lançar o primeiro relatório sobre o diabetes: Global Report On Diabetes.

O documento aborda o contexto atual do diabetes, as suas complicações, os fatores de risco, o impacto econômico, a prevenção, a gestão e controle da doença, além das estratégias e políticas públicas para desacelerar o avanço do diabetes.

A Organização Mundial de Saúde explicou que o relatório é um pedido aos governos para que a população possa ser orientada e que os sistemas de saúde possam diagnosticar, tratar e cuidar dessas pessoas. Além de servir como um incentivo para melhores hábitos alimentares, para a prática de atividade física e para a prevenção da obesidade.

Para o Dr. Alexandre Hohl, presidente da SBEM Nacional, é uma iniciativa muito importante a escolha do Diabetes Mellitus como tema central este ano. "A estratégia mundial da OMS para 2016, focando o Diabetes Mellitus é extremamente válida. Vivemos uma pandemia mundial e esse é o reconhecimento da gravidade da situação e quanto é importante mobilizar governos e gestores em diferentes países". Para o Dr. Alexandre, é uma campanha fundamental pois traz à tona à discussão. "É preciso prevenir o diabetes, reconhecer, fazer o diagnóstico e tratar de maneira adequada, evitando as complicações. Políticas de saúde pública são essenciais em todas as esferas. A SBEM participa ativamente destes processos e sempre estará disposta ajudar os órgãos públicos com informações de qualidade para que em nosso país, isso seja feito de maneira eficiente".

Números no Mundo

De acordo com a OMS, o número de diabéticos quadriplicou de 1980 até 2014. Os dados do relatório mostram que na década de 80 o número chegava a 108 milhões de pessoas. Atualmente, cerca de 422 milhões de adultos tem diabetes, passando de 4,7% da população para 8,5%.  Além disso, o número de crianças com diabetes tipo 2 vem aumentando ao longo dos anos. A OMS informa que esses dados são reflexos do aumento do sobrepeso e obesidade, principalmente nos países de média e baixa renda.

Outro destaque do relatório é o número de óbitos decorrentes de complicações causadas pelo diabetes. Segundo a OMS, a doença causou 1,5 milhão de mortes em 2012. Dentre os problemas causados pelo excesso de glicose no sangue estão o aumento do risco cardiovascular, derrame, cegueira, insuficiência renal e amputações. Essas comorbidades levaram a 2,2 milhões de mortes nos últimos anos, sendo que 43% desses 3,7% chegam ao óbito antes dos 70 anos.

  • Para ver o relatório completo sobre o diabetes no site da OMS acesse aqui.

 

 

cbaem 2019