Por Flavia Garcia
Após um dia com a realização de uma oficina entre os novos gestores da SBEM, para o biênio 2009/2010, durante o dia 7 de março, foi realizada a cerimônia de posse da SBEM Nacional. Assim, às 20h do sábado, o Dr. Ricardo Meirelles assumiu a presidência da SBEM Nacional e empossou sua diretoria e os eleitos para as Departamentos Científicos e Comissões.
A solenidade foi bastante objetiva, tendo a mesa composta pelos integrantes da diretoria biênio 2007/2008 (gerida pelo Dr. Ruy Lyra) e da nova diretoria. Após a posse dos eleitos, foi servido um jantar dançante. Vale lembrar que esta foi a primeira Diretoria da SBEM Nacional eleita por voto direto.
O Dr. Ruy Lyra afirmou, em seu discurso, ser um dia de alegria. O endocrinologista fez um rápido balanço de seus dois anos de gestão, lembrando da profissionalização da Sociedade, com a sede fixada no Rio de Janeiro; do desenvolvimento do programa de Educação Médica Continuada; da aquisição e disponibilização de seis periódicos científicos internacionais, acessados através da área restrita do site; dentre outros feitos de sua gestão. Para ele, o diálogo, o entendimento e a participação coletiva foram ferramentas vitais para o desempenho das atividades da SBEM nos últimos dois anos. “Harmonia e união não faltaram na busca pelo melhor para a nossa Sociedade”, finalizou.
Com 37 anos de SBEM e estando há 19 anos como diretor do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro (IEDE), o Dr. Ricardo Meirelles assumiu a presidência da SBEM Nacional e estará à frente da Sociedade nos próximos dois anos. Junto dele, uma diretoria com representantes de diferentes estados.
Para sua gestão, ele acredita que as conquistas das diretorias anteriores precisam ser mantidas e ampliadas, no sentido de fazer com que a Sociedade ganhe mais visibilidade junto ao governo e à população leiga. “Precisamos enveredar por novos caminhos. Podemos e devemos contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde, na área da Endocrinologia, especialmente no que se refere às duas maiores epidemias mundiais: a obesidade e o diabetes”, completou.
Em seu discurso de posse, o Dr. Ricardo Meirelles fez, ainda, uma breve retrospectiva da SBEM e afirmou que esta será uma gestão participativa. Para finalizar, ele empossou os presidentes de Departamentos e Comissões e convidou os presentes para a solenidade social.
Leia Também:
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Saiba quais os endocrinologistas que estão compondo as 18 Comissões da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, gestão 2021-2022.