Fórum Global de Diabetes

Eventos Médicos

Fórum Global de Diabetes

por site em 17 de outubro de 2017


Representantes de diferentes países estão reunidos, com a coordenação pela IDF (International Diabetes Federation) para discutir ações reais para serem feitas no Diabetes mellitus. Serão dois dias intensos de debates e conversas na capital da Itália.

Dr. Alexandre Hohl, vice-presidente da SBEM, informa quais os pontos discutidos no evento. 

Um dos aspectos discutidos no primeiro dia foi: “Como estimular pessoas com Diabetes Mellitus: construindo ações e apoios que sejam efetivos”.

Para o grupo brasileiro, algumas estratégias são fundamentais:

alexandre hohl

1. Ter uma campanha nacional sobre Diabetes Mellitus feita pelo Ministério da Saúde. Ela deve ser contínua e abordar detecção precoce, cuidado com o paciente e alertar para prevenção de complicações crônicas.

2. Levar informações aos pacientes dos seus direitos garantidos por lei no tratamento e acompanhamento do Diabetes mellitus.

3. Estimular campanhas comunitárias em doenças que são, muitas vezes concomitantes, como Diabetes Mellitus, Obesidade e Doença Cardiovascular.

E como podemos transformar estas ideias em ações:

1. Atuando diretamente em órgãos governamentais nas diferentes esferas (federal, estadual e municipal).

2. Estimulando a criação e fortalecendo as associações de pacientes. Muitas regiões do país não tem estas associações e elas representam as pessoas com Diabetes mellitus.

3. Aumentar as informações em mídia social durante todo ano e não apenas no Dia Mundial do Diabetes. Vídeos curtos sobre a doença podem ser extremamente úteis e efetivos em levar informação em massa.

4. Sociedades médicas e multiprofissionais devem trabalhar em conjunto para aumentar este apoio.

forum global de diabetes

forum global de diabetes