Fórum Discute o SUS

Eventos Médicos

Fórum Discute o SUS

por site em 12 de maio de 2009


Diversas entidades nacionais estarão nos dias 28 e 29 de maio, em São Paulo, discutindo estratégias de defesa para o Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de dois eventos que ocorrem simultaneamente, o Fórum Nacional em Defesa do Trabalho Médico no SUS e o Fórum Sudeste em Defesa do Trabalho Médico no SUS. Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do e-mail eventos@cremesp.org.br.

Os eventos são resultados dos esforços da Comissão Nacional Pró-SUS, que é formada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Existe também a participação de associações paulistas, como o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Associação Paulista de Medicina (APM), Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e Academia de Medicina de São Paulo.

Os debates terão início na tarde do dia 28, no hotel Braston São Paulo, com os temas: Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), Salário Mínimo Profissional e CBHPM no SUS. Para apresentar os assuntos, estarão presentes os doutores Eduardo Santana, da Fenam; Geraldo Guedes, do CFM; e Florisval Meinão, da AMB.

A primeira conferência do evento será apresentada pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele irá falar sobre o tema “21 anos no SUS – Realidade e Perspectivas do Trabalho Médico”. A conferência acontece logo após a cerimônia de abertura, marcada para as 19h30.

Já no dia 29 de maio, o Fórum deixa o hotel e segue para a sede da AMB. Às 10h haverá uma entrevista coletiva com os presidentes das entidades médicas nacionais, além do coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS, Geraldo Guedes, e de dirigentes de associações paulistas. Na tarde do segundo dia do Fórum haverá um debate sobre a repercussão da reforma tributária no financiamento da saúde. Debatendo, estará presente o deputado Antonio Palocci, do PT de São Paulo.

Sobre o evento:

Fórum Nacional em Defesa do Trabalho Médico no SUS
Data: 28 de maio
Local: Braston Hotel São Paulo (Rua Martins Fontes, 330 – Centro, São Paulo/SP) e
Fórum Sudeste em Defesa do Trabalho Médico no SUS
Data: 29 de maio
Local: Auditório da AMB (Rua São Carlos do Pinhal, 324 – Bela Vista, São Paulo/SP)

Inscrições e informações:
eventos@cremesp.org.br
(11) 3123-8704 e (11) 3017-9345.
 
Programação (28 de maio):

14h – Plano de Carreiras, Cargos e Salários – Eduardo Santana – FENAM
 
15h – Salário Mínimo Profissional – Geraldo Luiz Moreira Guedes – CFM
 
16h – Intervalo para lanche
 
16h20 – CBHPM no SUS – Florisval Meinão – AMB
 
17h20 – Debate

 
Fórum Nacional em Defesa do Trabalho Médico no SUS

19h30 – Abertura
Cremesp – Henrique Carlos Gonçalves
CFM – Edson de Oliveira Andrade
FENAM – Paulo de Argollo Mendes
AMB – José Luiz Gomes do Amaral

20h às 20h30 – Conferência: 21 Anos do SUS – Realidade e Perspectivas do Trabalho Médico – José Gomes Temporão – Ministro da Saúde

20h30 – Debate com convidados

22h – Coquetel

 
Programação (29 de maio):

10h – Coletiva de Imprensa com Presidentes das Entidades
 
11h30 – Caminhada até o Prédio da Gazeta na Avenida Paulista