Fludrocortisona

Eventos Médicos

Fludrocortisona

por site em 12 de novembro de 2009


A Comissão de Incorporação de Tecnologias do Ministério da Saúde (CITEC)  oficializou o fornecimento da medicação fludrocortisona para os pacientes com insuficiências adrenais primárias (CIDS E271 e E274). Com a medida, terão acesso gratuito ao medicamento.

A fludrocortisona é fundamental no tratamento de pacientes com insuficiência adrenal primária (Doença de Addison) e, de acordo com Dr. Mauro Czepielewski, Professor Associado do Serviço de Endocrinologia Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Diretor da UFRGS, o SUS apenas fornecia a substância em casos de pacientes portadores de Hiperplasia Adrenal Congênita. “Como pessoas com insuficiência adrenal não recebiam a medicação devido à regulamentação do Ministério da Saúde, a não ser que seus médicos registrassem nos laudos que eram portadores de Hiperplasia Adrenal Congênita, ou seja, de forma irregular”, afirma.

Para o endocrinologista, o fato deve ser comemorado. “A medida beneficia um grande número de pacientes, fornecendo-lhes um medicamento essencial para uma vida normal”, completa.