Florianópolis sedia o LATS

relogio 22/03/2013 - 15:52 Notícias

Entre os dias 20 e 23 de março acontece em Florianópolis, no Centrosul, o XV Congresso Latino Americano de Tireoide, reúne profissionais da área de saúde de diversos países, principalmente da América Latina, para apresentar as novidades em pesquisa, diagnóstico e tratamento da doença. Na programação científica estão incluídos convidados da Argentina, México, Paraguai, Equador, Colômbia, Chile, Estados Unidos, Itália, França, Suíça, entre outros. São mais de 1.300 congressistas participando das atividades.

O evento é realizado pela Sociedade Latino Americana de Tireoide (Latin American Thyroid Society) e acontece a cada dois anos, sendo a última realizada no Peru. O Brasil já recebeu uma edição do Lats.

Entre os pontos altos do evento está a divulgação das Diretrizes sobre o tratamento do hipotireoidismo. O documento é o primeiro da LATS dedicado ao tema e foi apresentado pela médica pela médica argentina Dra. Gabriela Brenta, do Comitê Executivo da LATS.

Outro momento importante foi o debate aberto ao público leigo no primeiro dia de atividades. Cinco temas sobre tireoide e saúde foram escolhidos.

“O câncer de tireoide” foi abordado pela Dra. Márcia Netto de Campos da Silva. A médica falou sobre os principais sinais, sintomas, fatores de risco do câncer de tireoide, como são feitos o diagnóstico e o tratamento e a importância de se descobrir a doença nas fases iniciais. Ela esclareceu dúvidas, relacionadas a procedimentos cirúrgicos para retirada da glândula, os tipos de câncer de tireoide, acompanhamento do paciente após o tratamento, chances de cura, dentre outras.

O Dr. Paulo da Veiga Cordeiro abordou “A tireoide e a gravidez”. O tema, que é um grande questionamento das gestantes, mostrou o impacto do período a gestação na tireoide, as doenças mais comuns desencadeadas durante a gravidez, como tomar as medicações, os exames que devem ser feitos pela mãe e os cuidados gerais para garantir um bebê saudável.

Crianças e tireoide também foram incluídas nos debates. “Será que meu filho tem problema de tireoide?” foi apresentado pelo Dr. Paulo César Alves da Silva. O médico explicou que a tireoide desempenha um importante papel no crescimento da criança, em seu desenvolvimento neuropsicológico e em suas habilidades de aprendizagem.

Foram abordados, também, os principais sinais e sintomas de problemas na tireoide em crianças, além de dicas para os pais acompanharem o desenvolvimento físico e mental dos filhos, garantindo-lhes um diagnóstico precoce e um tratamento adequado.

“Mitos e verdades nas doenças de tireoide”, com o Dr. Paulo de Tarso Freitas, foi programada para esclarecer sobre a veracidade de comentários a respeito das doenças de tireoide, como o hipotireoidismo, nódulos, perda de peso, etc.
 
A Dra. Karina Freitas falou sobre a tireoide no idoso, incluindo o diagnóstico clínico que costuma apresentar mais dificuldades, já que geralmente há outras doenças associadas e vários sintomas podem ser confundidos. Um exemplo típico mencionado foi a alteração do ritmo cardíaco, que pode passar despercebido, podendo ser um problema de tireoide, assim como tremores das pontas das mãos, irritabilidade, depressão, aumento do colesterol.

lats 2013

lats 2013

lats 2013

 

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019