O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou a ampliação do elenco de medicamentos oferecidos pelo programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, desenvolvido pelo governo federal em parceria com a rede privada de farmácias e drogarias. Com a medida, a população passará a ter desconto de 90% em fraldas geriátricas e a mais nove medicamentos indicados para o tratamento de seis doenças: asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de mais um tipo de anti-hipertensivo.
A lista foi definida a partir de levantamentos sobre as doenças com maior número de prescrições na rede de saúde (pública e privada), como asma e rinite. Medicamentos para osteoporose, Parkinson e glaucoma, como também as fraldas para incontinência urinária, foram incluídos como forma de ampliar o acesso ao tratamento de problemas que afetam principalmente os idosos.
O programa já oferecia medicamentos para o tratamento de hipertensão, diabetes, colesterol e gripe, além de anticoncepcionais. Todos eles também são distribuídos gratuitamente nas chamadas “farmácias básicas” do Sistema Único de Saúde para quem se consulta pelo SUS.
Para ter acesso aos medicamentos e produtos oferecidos nas unidades conveniadas ao programa é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica.
Confira a lista dos medicamentos incluídos no programa:
A SBEM Nacional lembra que está online a edição de abril dos Archives of Endocrinology and Metabolism. O acesso é pelo site da publicação, que tem como editor-chefe, o Dr. Marcello D. Bronstein.
A trajetória da Dra. Denise Pires de Carvalho continua dando mais orgulho à Endocrinologia Brasileira. Depois de ser eleita a primeira reitora mulher da UFRJ, ela acaba de ocupar o cargo de vice-presidente regional da Organiza&cc...
Algumas características da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbio endocrinológico mais comum em mulheres na idade fértil, também poderiam ser desenvolvidas nos homens. É...
Pesquisa sobre diabetes gestacional, atendidas em ambulatório no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará, ganha destaque internacional. O sono, o humor e o ritmo circadiano foram avaliados.