Antes de mais nada, todos em casa, certo? Depois disso, hora de pensar em como se movimentar em um período tão delicado, a quarentena. O isolamento social é preciso para conter a curva de crescimento do novo Coronavírus e é importante manter o corpo em movimento.
Mexa-se, em Casa
O exercício físico é determinante na prevenção e tratamento da depressão e da demência. E, com certeza, é uma boa estratégia para mantermos o astral e o humor nesses tempos difíceis de crise e isolamento social.
Pensando nisso, quatro Sociedades Médicas se uniram para lançar um material com várias informações sobre exercício físico, novo coronavírus, diabetes, obesidade, hipertensão e outras patologias. O documento é assinado pela Comissão Temporária de Endocrinologia do Exercício e Esporte da SBEM Nacional (CTEEE), Departamento de Atividade Física da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), Departamento do Exercício e Esporte da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) e Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
- O exercício físico é uma receita excelente para a sua saúde, mas à medida que o novo coronavírus se espalha, não se torna seguro ir à academia, clubes ou similares.
- O exercício físico regular é um grande reforço para a sua imunidade.
- Pessoas ativas fisicamente têm menor chance de apresentar doenças como diabetes, obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares e outras patologias crônico-degenerativas que levam portadores a serem considerados de maior risco para infecção pelo novo coronavírus.
- Além de lavar bem as mãos regularmente, limpe com frequência seu material esportivo.
- Higienize seus fones de ouvido e equipamentos de som, além dos celulares, tablets etc.
- Mantenha a forma realizando alguns exercícios em casa.
- Use a esteira, bicicleta, rolo de bike ou dance sozinho ou com a família.
- Use seu próprio corpo com elásticos, halteres – ou garrafas pet com areia ou água, ou ainda sacos de arroz ou feijão.
- A prática de exercícios ao ar livre tem que respeitar as recomendações dos órgãos de saúde e manter a distância social.
Consultoria com apoio da Comissão de Campanhas (Dra. Carolina Ferraz e Dra. Mariana Guerra) e Comissão de Comunicação Social (Dr. Ricardo Meirelles).
A AMB, as associações estaduais de médicos e as sociedades de especialidade acabam de criar uma Força-Tarefa AMB Covid-19 para atender, em caráter de urgência, em qualquer lugar do país, à...
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Saiba quais os endocrinologistas que estão compondo as 18 Comissões da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, gestão 2021-2022.