Covid-19: Vitamina D e Imunidade

Eventos Médicos

Covid-19: Vitamina D e Imunidade

por site em 7 de dezembro de 2020


O que a Covid-19 nos ensinou sobre a Vitamina D e Imunidade foi o tema apresentado pela Dra. Marise Lazaretti-Castro em uma das miniconferências desta quarta-feira, no e-CBEM 2020. 

A especialista iniciou a apresentação com um breve histórico da Covid-19, desde a descrição, em dezembro de 2019, na China, como uma síndrome respiratória aguda grave, até a declaração de uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde, em março de 2020.

Na apresentação, a pesquisadora mostrou os estudos mais recentes sobre a relação entre a Covid-19 e a Vitamina D, entre eles, um que demonstra as ações da Vitamina D sobre as infecções respiratórias agudas. Além disso, Dra. Marise apresentou os dados de um estudo piloto randomizado que levantou o efeito do Calcifediol associado ou não com tratamento convencional em pacientes hospitalizados por Covid-19.

“É importante garantir que a população de risco esteja com níveis adequados de Vitamina D”, finalizou.

Estas informações foram algumas das mais acessadas na Fanpage da SBEM. O debate, na íntegra, pode ser visto  na plataforma do congresso, onde continuará disponível por 90 dias, para os inscritos no 34º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. (fotos locais, Celso Pupo)