O SIEEX SBEM 2019 (Simpósio Integrado de Endocrinologia do Exercício) foi idealizado e coordenado pela Diretoria Nacional e pela Comissão Temporária de Endocrinologia do Exercício e do Esporte (CTEEE), da SBEM, com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Estão na coordenação geral: Dr. Rodrigo O. Moreira, presidente da SBEM Nacional; Dra. Hermelinda Pedrosa, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD); e Dr. Clayton L.D. Macedo, coordenador da CTEEE da SBEM e do Departamento de Atividade Física da SBD.
Será realizado em 22 e 23 de março, em São Paulo, e é uma ampliação da atividade anterior – ASA-SBEM – com coordenação da SBEM e apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Temas Centrais
A programação inclui dois dias inteiros de palestras e debates entre grandes especialistas em um assunto que vem despertando, cada vez mais, o interesse dos endocrinologistas.
O exercício físico tem grande impacto na prevenção e tratamento da obesidade, do diabetes e da osteoporose. O programa do simpósio será pautado de forma abrangente sobre as particularidades do exercício físico aplicado às doenças endocrinológicas e metabólicas, nessa nova e grande área do conhecimento que é a Endocrinologia do Exercício e do Esporte.
O músculo é atualmente considerado como uma das mais importantes glândulas endócrinas. Uma vez contraído pelo exercício físico, ele libera substâncias que vão regular o metabolismo corporal como um todo. O sedentarismo, fator de risco extremamente prevalente, torna essa verdadeira “glândula” atrofiada.
O condicionamento físico, induzido pela atividade física regular, faz com que o indivíduo tenha maior saúde metabólica e cardiovascular. Este é um novo conceito que será o ponto central no SIEEx.
Mas existem maneiras de aprimorar o rendimento e o condicionamento físico? A procura por suplementos para aumentar o rendimento no esporte e melhorar a composição corporal vem crescendo de forma notória e, em diversas situações, indiscriminada e com riscos à saúde. Este fato reforça a necessidade de maior conhecimento na área e discussão por profissionais especializados que se habilitam para isso. A utilização de suplementos será também um dos pontos de discussão no SIEEx.
O abuso e uso indevido de esteroides anabolizantes e similares, incluindo a testosterona e derivados, o hormônio do crescimento e a insulina, tornou-se um grande problema de saúde pública, principalmente pela prevalência em todas faixas etárias e seus potenciais efeitos colaterais.
Desta forma, é importante o esclarecimento da população leiga e, principalmente, da classe médica sobre o tema de forma educativa e preventiva, assim como o melhor manejo dos efeitos adversos e reabilitação dos usuários. O SIEEX apoia a campanha #bombatofora e irá divulgar amplamente esse programa.
De forma ética e científica, a coordenação do curso julga de suma importância compartilhar e propagar esses conhecimentos para que o paciente, ponto central da atividade médica, se beneficie dos recursos disponibilizados pela ciência baseada em evidências na Endocrinologia do Exercício e do Esporte.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
O novo calendário de Campanhas Públicas da SBEM Nacional começa em janeiro, com primeira e nova campanha 'Visibilidade Trans' – 29 de janeiro. Vejam a programação das atividades e quais as campanhas que...
A AMB, as associações estaduais de médicos e as sociedades de especialidade acabam de criar uma Força-Tarefa AMB Covid-19 para atender, em caráter de urgência, em qualquer lugar do país, à...
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.