Evento sobre Endocrinologia e Exercício

relogio 25/01/2019 - 19:15 Atividade Fisica

O SIEEX SBEM 2019 (Simpósio Integrado de Endocrinologia do Exercício) foi idealizado e coordenado pela Diretoria Nacional e pela Comissão Temporária de Endocrinologia do Exercício e do Esporte (CTEEE), da SBEM, com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Estão na coordenação geral: Dr. Rodrigo O. Moreira, presidente da SBEM Nacional; Dra. Hermelinda  Pedrosa, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD); e Dr. Clayton L.D. Macedo, coordenador da CTEEE da SBEM e do Departamento de Atividade Física da SBD.

Será realizado em 22 e 23 de março, em São Paulo, e é uma ampliação da atividade anterior – ASA-SBEM – com coordenação da SBEM e apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Temas Centrais 

siexx

A programação inclui dois dias inteiros de palestras e debates entre grandes especialistas em um assunto que vem despertando, cada vez mais, o interesse dos endocrinologistas.

O exercício físico tem grande impacto na prevenção e tratamento da obesidade, do diabetes e da osteoporose. O programa do simpósio será pautado de forma abrangente sobre as particularidades do exercício físico aplicado às doenças endocrinológicas e metabólicas, nessa nova e grande área do conhecimento que é a Endocrinologia do Exercício e do Esporte.

O músculo é atualmente considerado como uma das mais importantes glândulas endócrinas. Uma vez contraído pelo exercício físico, ele libera substâncias que vão regular o metabolismo corporal como um todo. O sedentarismo, fator de risco extremamente prevalente, torna essa verdadeira “glândula” atrofiada. 

O  condicionamento físico, induzido pela atividade física regular, faz com que o indivíduo tenha maior saúde metabólica e cardiovascular. Este é um novo conceito que será o ponto central no SIEEx.

 Mas existem maneiras de aprimorar o rendimento e o condicionamento físico? A procura por suplementos para aumentar o rendimento no esporte e melhorar a composição corporal vem crescendo de forma notória e, em diversas situações, indiscriminada e com riscos à saúde. Este fato reforça a necessidade de maior conhecimento na área e discussão por profissionais especializados que se habilitam para isso. A utilização de suplementos será também um dos pontos de discussão no SIEEx.

O abuso e uso indevido de esteroides anabolizantes e similares, incluindo a testosterona e derivados, o hormônio do crescimento e a insulina, tornou-se um grande problema de saúde pública, principalmente pela prevalência em todas faixas etárias e seus potenciais efeitos colaterais.

 Desta forma, é importante o esclarecimento da população leiga e, principalmente, da classe médica sobre o tema de forma educativa e preventiva, assim como o melhor manejo dos efeitos adversos e reabilitação dos usuários. O SIEEX apoia a campanha #bombatofora e irá divulgar amplamente esse programa.

De forma ética e científica, a coordenação do curso julga de suma importância compartilhar e propagar esses conhecimentos para que o paciente, ponto central da atividade médica, se beneficie dos recursos disponibilizados pela ciência baseada em evidências na Endocrinologia do Exercício e do Esporte. 

 

cbaem 2019