Evento Internacional AE-PCOS

Eventos Médicos

Evento Internacional AE-PCOS

por site em 27 de outubro de 2019


*Atualizado em 28.10

Será realizado ,no Centro de Convenções Bourbon Cataratas, de 7 a 9 de novembro de 2019, Foz do Iguaçu, o 17th Annual Meeting of the AE-PCOS e o envio de trabalho já está com prazo encerrado. O evento tem o apoio da SBEM Nacional.  A comissão científica local da reunião anual da AE-PCOS (Sociedade de Excesso de Androgênios e Síndrome dos Ovários Policísticos) está sob a responsabilidade da Dra. Poli Mara Spritzer (foto).

poli mara spritzer

É a primeira vez que o evento ocorre no Brasil e a cada edição a diretoria da AE-PCOS planeja o local da reunião seguinte. “Com o crescimento da Sociedade, e do aumento no número de associados do Brasil e América do Sul, a escolha recaiu sobre Foz do Iguaçu como forma de prestigiar estes especialistas”, contou a Dra. Poli Mara Spritzer. 

Ela explicou que o sucesso de duas reuniões de atualização da AE-PCOS Soc (Update Meetings), realizadas no Brasil, uma em 2010 em Gramado (RS), em conjunto com o  Endofeminina, e outra em 2013, em Natal, vinculada ao CBAEM, foi decisivo para a escolha. 

A AE-PCOS Soc é relativamente jovem, com pouco mais de uma década de sua fundação. “A estratégica é produzir e difundir conhecimento médico numa área de grande relevância, como são as condições relacionadas com o excesso de androgênios na mulher”. Por isso, a médica comenta que a programação científica prioriza a abordagem clínica, baseada em evidências. “Um dos exemplos é o debate atual e controverso sobre se devemos ou não iniciar/manter a metformina durante a gestação em mulheres com PCOS”. Na programação a discussão científica será realizada por duas especialistas que são referência internacional no assunto.  

Entre os simpósios, estão um sobre o manejo clínico em situações complexas que vai abordar o hiperandrogenismo após a menopausa; o desempenho físico de atletas com hiperandrogenismo ou indivíduos transgêneros; e a contracepção em mulheres com PCOS depois dos 40 anos.     

A especialista menciona que as questões relacionadas com a etiologia de PCOS, consideradas, ainda, um desafio, assim como os progressos na genômica  / metabolômica / proteômica, serão contemplados num formato acessível ao clínico.

“Destaco ainda que a presença de pós-graduandos e pesquisadores será muito valorizada e que há um número expressivo de premiações, que incluem a isenção de inscrição, além de valores financeiros para os melhores trabalhos (para jovens e não tão jovens pesquisadores). Como sempre, os palestrantes costumam visitar os pôsteres e participar das sessões de apresentações orais, uma oportunidade excepcional para debate direto com reconhecidos experts na área”, enfatizou a Dra. Poli Mara. 

Inscrições e Trabalhos – http://www.ae-society.org/index.php# 

  • Para se inscrever, os interessados podem utilizar o PayPal (lembrando que os sócios da SBEM têm valor diferenciado e devem selecionar a opção ** grupos). Aqueles que desejarem usar outras formas de pagamento devem enviar um e-mail para info@ae-society.org.

  • Submissões de Resumos: Para enviar um resumo para avaliação preencha o Formulário de Submissão de Resumos e envie um email para info@ae-society.org.  O prazo final é 8 de setembro de 2019.

  • Prêmios: Este ano, além de dois prêmios de viagem Azziz-Baumgartner para pesquisadores em início de carreira (US $ 750 cada), a Sociedade também financiará 10 prêmios de viagem (US $ 500 cada) para os melhores resumos, independentemente da idade ou da carreira  palco. A inscrição gratuita está incluída em todos os prêmios de viagem. Todos os resumos serão revisados ​​e pontuados por um comitê científico, nomeado pelo Comitê da Reunião Anual da AEPCOS.