Sobre a SBEM
Para Profissionais
Para o Público
Sala de Notícias
A partir de janeiro de 2012, os medicamentos vendidos nas farmácias brasileiras serão classificados com um selo de segurança que indicará a veracidade do produto. Produzida pela Casa da Moeda, a etiqueta indicará a autenticidade quando aproximada de um leitor ótico.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o objetivo é diminuir, no mercado nacional, o número de medicamentos falsificados, roubados, sem registro ou contrabandeados. Os selos serão aplicados diretamente na caixa e terão um marcador especial, único e exclusivo, reconhecido apenas pelo Leitor Específico de Autenticação. As etiquetas terão, ainda, uma numeração individual, não repetitiva, que será a ferramenta de base para o sistema eletrônico de rastreabilidade.
Não serão produzidas etiquetas diferenciadas por estado ou fabricante de medicamento. Todas terão o mesmo formato e características físicas.
Segundo a Agência, apenas neste ano, foram apreendidas 53.575 mil unidades de medicamentos falsificados e contrabandeados e 62,9 toneladas de medicamentos sem registro.
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
A SBEM Nacional registra, com pesar, o falecimento de sua associada Dra. Dorothy Christinne Carriço de Aguiar ocorrida em Manaus-AM em 22/02/2021. A Diretoria da SBEM, em nome de seus associados, manifesta solidariedade e condolên...
Está disponível na área restrita do site da SBEM a ata do Conselho Fiscal. O documento é assinado pelos membros do Conselho, gestão 2019/2020.
A SBEM, atendendo à Fundação Oswaldo Cruz, divulga a criação de uma área específica no site da Fiocruz com informações importantes sobre a vacinação e o processo de c...