Estudo Sobre Diabetes

Eventos Médicos

Estudo Sobre Diabetes

por site em 13 de outubro de 2010


O estudo Biorescource, criado pela Diabetes UK (maior instituição britânica de apoio às pessoas com diabetes) e pelo governo escocês, vai acontecer em várias clínicas do país. Serão solicitadas amostras de sangue e urina de pacientes com mais de 16 anos de idade.

Pretende-se que essas informações, em conjunto com o histórico médico do paciente, gerem evidências para as causas e consequências do diabetes tipo 1. A Escócia é um país que tem uma das maiores incidências desse tipo de diabetes.

A Professora Helen Colhoun, da Universidade de Dundee, coordenadora do estudo, declarou, em entrevista à BBC, que esse é um projeto ambicioso. "Vai nos ajudar a identificar e monitorar novas características biológicas, que serão usadas para acompanhar o progresso e resposta ao tratamento de pacientes com diabetes tipo 1 e continuar a entender as causas dessa condição", explicou a pesquisadora. Ela acrescentou que todas as informações serão registradas anonimamente, para garantir a privacidade dos participantes.

A instituição Diabetes UK disse que o sistema eletrônico unificado de registros de saúde da Escócia vai garantir que o projeto tenha grande impacto nas pesquisas novas sobre diabetes tipo 1 e nas que ainda virão pelos próximos anos, no mundo todo.

Fonte: BBC News