Estimulando a Atividade Física

relogio 08/02/2013 - 14:31 Notícias

Não é de hoje que o aumento no número de casos de obesidade está em discussão entre as sociedades médicas de todo o mundo. A cada ano que passa se torna mais evidente que é necessário conscientizar a população e tornar a atividades física parte da rotina diária.

No Brasil, por exemplo, quase metade da população está acima do peso (48,5%), sendo que dessa taxa, a prevalência maior é entre os homens, que apresentam um índice de 52,6%, entre as mulheres essa tava é de 44,7%. Os dados são de uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em 2012.

Mas apesar desta necessidade de se exercitar, muitas pessoas têm dificuldade em começar uma atividade física ou até mesmo se identificar com alguma delas. Pensando nisso, empresas e organizações em todo o mundo começaram a utilizar o espaço publicitário como forma de estimular hábitos de vida mais saudáveis, de forma interativa e divertida.

Um bom exemplo foi a ação feita pela Volkswagen na Suécia, com a campanha The Fun Theory (Teoria da Diversão), com a qual a empresa conseguiu estimular as pessoas que passavam por uma estação de metrô a usarem as escadas convencionais ao invés da rolante de uma maneira bem divertida: ela transformou a escada em um grande piano, onde cada degrau era uma tecla.

Inspirado nessa ação, o Projeto SESC Verão 2013 trouxe a atividade para o Brasil, na Grande São Paulo, em uma estação de trem de Osasco. Os 42 degraus do local também foram adaptados e transformados em teclas de piano. Confira nos vídeos o resultado das ações:

Outras duas campanhas também seguem o estilo exercício com diversão. Na praia de Icaraí, Niterói, foram montadas duas pick-ups gigantes de DJ, onde os frequentadores moviam os vinis como esteiras de uma academia para criar diferentes músicas. No final da brincadeira, foi exibida a mensagem: "Vocês perderam 2.000 calorias". Esse mesmo conceito foi utilizado na França, mas dessa vez o público presente tinha que usar bicicletas ergométricas para conseguir ver a mensagem no final da projeção. Confira nos vídeos a seguir.

Seguindo a mensagem que cada uma dessas campanhas quer passar, o mais importante é se divertir enquanto pratica sua atividade física favorita, seja de uma simples caminhada ou pelada na beira do mar, ou uma série pesada na academia. O importante é se sentir bem. E você, o que faz para estimular sua atividade física?

cbaem 2019
Proendocrino set 2018