Equipamentos de Proteção Individual

relogio 09/06/2020 - 16:37 Covid-19

O momento é de enorme desafio na área de saúde no país e um trabalho colaborativo de informação entre as Sociedades Científicas vem sendo realizado.

Por isso, a SBEM, em apoio à Sociedade Brasileira de Dermatologia, divulga o documento “Equipamentos de Proteção individual (EPIs) - Orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia” – dirigida aos profissionais da Saúde.

O texto traz uma série de recomendações às equipes de saúde, que atuam contra a Covid-19 que, se seguidas, podem melhorar a performance e o bem-estar dos seus membros.

Na Linha de Frente

O papel dos médicos e dos outros profissionais da saúde é fundamental. Eles ficam na linha de frente do atendimento, por horas seguidas, no contato direto com os pacientes com a Covid-19. Para tanto, contam com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) para se protegerem e voltarem em segurança para casa.

Problemas têm sido percebidos nesse processo e se desdobram em diferentes cenários. Necessidade de lidar com os equipamentos e o uso inadequado dos EPIs se transformam em janelas para que ocorra a contaminação do profissional pelo novo Coronavírus. Além disso, a falta de cuidados com pele, cabelos e unhas pode aumentar a sensação de desconforto das equipes, durante sua permanência nas unidades de atendimento.

Na cartilha poderão ser encontrados, entre outros esclarecimentos:

  • Higiene pessoal
  • Uso correto de máscaras
  • Cuidados individuais
  • Forma correta e tipos de sabonetes para higienização das mãos
  • Uso de luvas
  • Máscaras faciais e óculos de proteção

epis

Pro Endocrino setembro 2019
CBEM 2020