Entidades médicas discutem Decreto n° 8497 em Brasília

relogio 12/08/2015 - 14:09 Notícias

O decreto n° 8497/2015, da Presidência da República, publicado no último dia 05 de agosto, sobre a formação dos especialistas brasileiros, será tema na coletiva desta quarta-feira, 12, na Associação Médica de Brasília (AMBr). Representantes dos Conselhos de Medicina, das Associações Médicas e de Especialidades, irão se reunir para alinhar as estratégias que buscam extinguir o decreto.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Conselho Federal de Medicina, os líderes das entidades irão explicar de que forma essa proposta do governo - que tem como objetivo criar um Cadastro Nacional de Especialistas - pode comprometer o ensino médico e o Sistema Único de Saúde. Segundo o CFM, as entidades entendem que o decreto abre brechas para mudar os critérios de formação de médicos especialistas do Brasil.

Além de promover a avaliação do Decreto 8497/2015, as Sociedades Médicas também apresentarão no encontro dados da Residência Médica no país.

Recentemente a SBEM publicou sua posição sobre o assunto e frisou a importância de esclarecer para a população toda essa questão.

cbaem 2019