EndoRio Recebe 600 Congressistas

Eventos Médicos

EndoRio Recebe 600 Congressistas

por site em 5 de agosto de 2019


Cerca de 600 pessoas estiveram presentes nos dias 2 e 3 de agosto, na nona edição do EndoRio. O evento, que teve cerca de 400 pré-inscritos, foi realizado no Prodigy Hotel Santos Dumont, tendo à frente a Dra.Giselle Taboada, também presidente da SBEM-RJ, promotora do Congresso. 

Na foto, Dr. Miguel Madeira, Dra. Karen Marca, Dr. Leonardo Vieira, Dra. Giselle Taboada, Dra. Ana Beatriz Winter, Dra. Ana Carolina Nader, Dra. Flavia Conceição e Dr. Daniel Bulzico.

Realizar um evento, é trabalho para praticamente um a dois anos dos coordenadores, mas para a Dra. Giselle a união do grupo e dos Serviços de Endocrinologia foram os diferenciais do EndoRio. “Nós contamos com a colaboração de uma equipe muito atuante e parceira, além do apoio de todos os Serviços credenciados do Rio de Janeiro. A organização de um evento se assemelha com a de uma festa. Nós marcamos a data, definimos o local, escolhemos os convidados, chamamos os parceiros, pensamos nas atividades com muito carinho para vocês”, falou a presidente, na abertura do evento.

Programação Científica   

Metabolismo Ósseo, Pediatria, Tireoide, Obesidade, Diabetes, Dislipidemia, Adrenal e Neuroendocrinologia foram os temas centrais, distribuídos, conferências e simpósios e análises de casos clínicos. Os debates pós apresentações foram intensos, com muitas mensagens enviadas via whatsapp, para o debate da mesa. Como a SBEM Rio vem realizando nos últimos anos, a última palestra foi uma escolha do associado da Regional. O tema do associado foi apresentado pela Dra. Flavia Conceição, abordando perimenopausa. 

O presidente da SBEM Nacional, Dr. Rodrigo Moreira, foi um dos convidados da programação e apresentou estudos de casos em hipercolesterolemia familiar. Na entrevista, ao canal do Youtube da SBEM Rio, ele destacou os pontos importantes em relação aos cuidados não só com crianças, mas com toda a família, e menciona a campanha que a SBEM inicia esta semana de combate ao colesterol. 

Homenagens e Premiações 

Nas edições do EndoRio, sempre é preparada uma surpresa para um endocrinologista que tenha prestado serviços importantes para o crescimento da endocrinologia no Estado do Rio de Janeiro. Sem ter desconfiado de nada a Dra. Marília Martins Guimarães foi presenteada com uma momento especial no evento, apesar das dificuldades técnicas (um dos momentos da queda de energia do EndoRio). 

A Dra. Maria Alice Bordallo fez um retrospecto da vida profissional da médica, que logo em seguida, recebeu flores da presidente Dra Giselle. Depois de receber aplausos de pé, a Dra. Marilia só conseguiu falar uma coisa: “Vocês exageram, hein”

A presidente do evento, Dra. Giselle Taboada, também foi homenageada pelos companheiros da diretoria e pelo marido, presente ao evento. 

Apresentação de Pôsteres

A exposição de pôsteres foi muito valorizada, como na edição de 2017, com debates entre os apresentadores e acompanhamento da apresentação pelos membros da comissão científica. A novidade em 2019 foi a premiação dos melhores trabalhos com os prêmios EndoRio e Servier . 

O Apoio ao EndoRio 

No sábado, dia 3 de agosto, uma queda de luz, no Hotel e em toda a área do Aeroport Santos Dumont, prejudicou a estrutura do evento, mobilizando toda a diretoria da Regional para encontrar solução para o problema técnico. Diversos registros foram feitos para que, posteriormente, medidas sejam tomadas. 

Contudo, o efeito contrário aconteceu no auditório. Apesar dos problemas, os participantes apoiaram as decisões da Diretoria da Regional, nos momentos sem energia, o silêncio era absoluto dentro da sala para apoiar os palestrantes, impressionou. 

A sala permaneceu cheia durante todo o dia, emocionando a presidente, que fazia de tudo para solucionar a questão, fazendo questão de dividir com todos o que aconteceu e os agradecimentos. “Se faltou energia no hotel, não faltou na plateia, nem no palco com os moderadores, presidentes de mesa, que levaram os contratempos da melhor forma possível. Ver a sala cheia fortaleceu os organizadores e o EndoRio”, declarou a Dra. Giselle. 

Em agradecimento, a diretoria da SBEM-RJ emitiu uma nota para os participantes em suas redes sociais. “A Comissão Organizadora do EndoRio gostaria de agradecer muito a compreensão de todos os participantes e palestrantes que apoiaram e compreenderam as dificuldades, em relação à energia do hotel. Foi emocionante ver a colaboração de uma plateia lotada, que ficava em silêncio absoluto para escutar as palestras, no momento que a luz caía. As quedas de energia não diminuíram o brilhantismo das apresentações. 

Se por um lado, as dificuldades foram momentos de tensão, a colaboração dos participantes e palestrantes superou toda a preocupação, que foi o sentimento durante esse dia. Não temos palavras para dizer o quanto os participantes nos ajudaram para que o evento continuasse. Nossos agradecimentos, também, aos palestrantes que foram capazes de driblar a dificuldade, não deixando o problema interromper nosso EndoRio.”