Endocrinologia Pediátrica em Pauta

relogio 27/08/2014 - 11:29 Endocrinologia Pediátrica

No último dia 2 de agosto foi realizado mais um encontro do projeto “Discutindo Endocrinologia Pediátrica”, uma parceria entre o Departamento de Endocrinologia Pediátrica da SBEM e a SOPERJ (Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro). O evento aconteceu no Hotel Flórida, no Flamengo, no Rio de Janeiro.
Na ocasião, o Dr. Luiz Cláudio Castro, Endocrinologista Pediatra do Distrito Federal e membro da Comissão de Comunicação Social da SBEM, foi o palestrante convidado. Ele abordou dois temas: “Metabolismo Osteomineral em Pediatria” e “Uso da Vitamina D”. O número de participantes foi grande, a interação intensa ao longo das apresentações e as discussões após as aulas renderam importantes momentos de trocas de experiências.

Foram discutidos os fatores genéticos, hormonais e ambientais (nutrição, atividade física, doenças e uso de medicamentos) que impactam na qualidade do ganho de massa óssea durante a fase de crescimento e desenvolvimento. O palestrante ressaltou a importância de se garantir um adequado ganho de massa óssea durante a infância e a adolescência e seu impacto não apenas nessa fase, mas em etapas posteriores da vida. Abordou-se também quando e como solicitar e interpretar exames bioquímicos osteometabólicos e a densitometria óssea em Pediatria, com as características específicas dessa avaliação na fase de crescimento.

Durante a aula sobre Vitamina D, foram discutidas as novidades do atual estado de conhecimento de fisiologia e fisiopatologia do sistema endocrinológico Vitamina D, com enfoque na faixa pediátrica. A Vitamina D, que na verdade é um pré-hormônio, além de ser importante à saúde óssea, participa da regulação de vários outros eixos metabólicos e sistemas do organismo, em especial na fase de crescimento. Investigação, diagnóstico e terapêutica com vitamina D foram discutidos a partir de casos clínicos interativos apresentados durante a sessão.

O projeto é coordenado pela Dra. Isabel Rey Madeira e o próximo encontro está marcado para o dia 8 de novembro, tendo o Dr. Mauricio de Souza Lima, de São Paulo, como palestrante. Esportes, Crescimento e Doping em Adolescentes serão os temas apresentados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da SOPERJ. Vale ressaltar que as vagas, para cada edição, são limitadas.

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019