Endocrinologia Feminina e Udpate Meeting

relogio 04/05/2010 - 13:21

Entre os dias 15 e 17 de abril, a cidade de Gramado (RS) foi sede de dois importantes eventos ligados à Endocrinologia Feminina: o Endofeminina 2010 e o Update Meeting, da Androgen Excess and PCOS Society. No total, cerca de 500 especialistas participaram dos encontros, a maioria endocrinologistas, ginecologistas e pesquisadores.

Endofeminina

Realizado nos dias 15 e 16 de abril, o Endofeminina foi organizado pela Unidade de Endocrinologia Ginecológica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Hormônios e Saúde da Mulher.  O evento contou com a apresentação de 21 trabalhos científicos, numa sessão conjunta de pôsteres.

Presidido pela Dra. Poli Mara Spritzer, o Endofeminina abordou temas relacionados às condições clínicas associadas a distúrbio menstrual e infertilidade, progressos em anticoncepção hormonal, menopausa e osteoporose, além de questões atuais em temas da infância e puberdade feminina.

Update Meeting

Presidido pelo Dr. Rogério Lobo, o Update Meeting, da Androgen Excess and PCOS Society, co-organizado pelo Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da SBEM (DEFA), foi realizado pela primeira vez em um país da América Latina, nos dias 16 e 17 de abril.

Durante os dois dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de se atualizarem com apresentações de especialistas internacionais, entre eles o presidente da AE-PCOS Society, Rogerio Lobo, da Universidade de Columbia (USA), Enrico Carmina, da Universidade de Palermo (Itália), Daniel Dumesic (USA), Joop Laven (Bélgica), além de Hernan Lara, da Universidade do Chile.

De acordo com a Dra. Poli Mara Spritzer, a PCOS tem como objetivo promover o conhecimento na área do Hiperandrogenismo e Síndrome dos Ovários Policísticos ao redor do mundo. “Na reunião deste ano, em Gramado, foram discutidas as variadas formas de apresentação clínica da PCOS (fenótipos) e a importância do seu reconhecimento para o tratamento e prevenção de riscos”, afirma a doutora. “O evento foi realmente um sucesso, já que envolveu participantes efetivamente interessados no tema e contou com a presença, também, de convidados nacionais com reconhecida experiência e liderança acadêmica nos tópicos que abordaram, como o Rui Ferriani e Marcos Felipe Silva de Sá (Ribeirão Preto), Fernando Marcos dos Reis (Belo Horizonte), Jose Gilberto Vieria e Tânia Bachega (São Paulo) e Maria Ines Schmidt (Porto Alegre)”, completa.  

A maior parte destes conferencistas faz parte do Instituto Nacional de Hormônios e Saúde da Mulher, que é coordenado nacionalmente pela também presidente do Comitê Local do Meeting, Poli Mara Spritzer. Confira abaixo algumas fotos do evento.

 

Dr. Joop Laven (Bélgica), Dr. Enrico Carmina (Italia),
Dra. Poli Mara Spritzer, Dr. Rogerio Lobo (USA), Dr. Daniel Dumesic (USA). 
Dr. Hernan Lara (Chile) e Dr. Ricardo Meirelles.

 

Dr. Ricardo Meirelles, Dra. Poli Mara Spritzer e Dr. Rogerio Lobo (USA)