Endocrinologia e Exercício

relogio 17/12/2013 - 11:49 Andrologia

Com o crescimento da demanda de pacientes e debates relacionando os temas endocrinologia e exercício físico, a SBEM Nacional criou, após uma reunião da diretoria, a Comissão Temporária de Endocrinologia do Exercício e Esporte (CTEEE).

A ideia surgiu após o sucesso da mesa “Endocrinologia e Exercício”, durante o CBAEM 2013, Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia, realizado em Natal. O começo do projeto foi idealizado pelo Dr. Fabio Moura, de Recife, e pelo Dr. Roberto Luís Zagury, do Rio de Janeiro.

“Ao percebermos a demanda dos pacientes, nos consultórios, e enxergando a necessidade de um posicionamento formal de uma entidade nesta área, ainda muito carente da ciência robusta, idealizamos o embrião para o projeto”, comentou Dr. Roberto.

Com a ideia concretizada, foi enviada uma proposta formalmente à SBEM Nacional, que oficializou a criação da nova Comissão Temporária de Endocrinologia do Exercício e Esporte (CTEEE), após uma reunião da diretoria. A presidência está a cargo do Dr. Roberto Zagury e o grupo formado já possui cinco ações principais:

  1. Elaboração de uma pesquisa sobre o uso de suplementos alimentares e esteroides anabolizantes a ser aplicada em academias de algumas das principais capitais do Brasil bem como entre os usuários do site da SBEM. A pesquisa já está montada e será enviada em breve para a publicação no site da SBEM;
  2. Produção de uma Diretriz, com chancela da SBEM, sobre o tema. Este documento já está em processo de criação;
  3. Realização de um Weebmeeting através do site da SBEM;
  4. Conscientização da população quanto aos riscos do uso de suplementos alimentares e esteroides anabolizantes sem orientação de um endocrinologista ou médico do esporte;
  5. Estímulo à discussão deste tema, com maior frequência, em nossos congressos e eventos científicos.

roberto zagurySegundo o Dr. Roberto (foto), o objetivo foi ter um grupo de endocrinologistas, acima de tudo ético e envolvido de alguma forma com o referido tema, a fim de colocar formalmente para os outros colegas o que pode e, principalmente, o que não pode ser feito em se tratando de endocrinologia e exercício.

“Há o anseio, ainda, de estimular o endocrinologista a militar em uma área, que anteriormente não trabalhava, atrair novos associados para a Sociedade, estimular a prática esportiva entre os associados e ocupar espaço na mídia”, comentou ele.

 

Composição da CTEEE

Presidente – Dr. Roberto Luís Zagury

Comitê Científico – Dr. Ricardo de Andrade Oliveira, Dr. Alexandre Hohl (Representante do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia), Dra. Victoria Borba (Representante do Departamento de Doenças Osteometabólicas), Dr. Josivan Lima, Dr. Fabio Moura, Dr. Yuri Galeno, Dr. Felipe Gaia (Presidente da Comissão de Novas Lideranças da SBEM) e Dr. Mauro Scharf. 

Crédito: Foto Celso Pupo

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019