Mais uma parceria entre sociedades científicas com foco na atualização dos endocrinologistas. Dessa vez é com a Sociedade Brasileira de Hepatologia. O Dr. Paulo Bittencourt, presidente da SBH, explica que essa aproximação iniciou em 2018 com a participação de palestrantes da SBEM e da SBH nos congressos das duas especialidades. “Ampliamos a participação este ano com a integração da SBEM em ações de conscientização para testagem de hepatite C, infecção que leva à cirrose, que é duas vezes mais frequente em pessoas convivendo com diabetes”, contou o Dr. Paulo.
Para o presidente existe um desafio muito grande junto com a SBEM e a Sociedade Brasileira de Diabetes, que é a conscientização das populações sobre esteatose hepática. Ele lembra que essa complicação acomete 35% da população brasileira e pode evoluir para cirrose e necessidade de transplante de fígado. “A parceria de duas entidades médicas sérias, com ações consolidadas de extensão para a comunidade, só pode ser transmitir segurança e engajamento da população em promoção à saúde”.
Esclarecimentos ao público também são essenciais e devem ser levados para o debate científico. “A população ainda acha que ‘gordura no fígado’ não faz mal à saúde, mas ela se associa ao desenvolvimento de diabetes, ao risco aumentado de eventos cardiovasculares e câncer, além da própria cirrose e câncer de fígado”, explica o presidente da SBH.
Espalhar o conhecimento e debater sobre o tema entre as especialidades envolvidas com o tratamento da população é uma missão importante para as duas entidades. “Temos, portanto, a missão de transmitir este conhecimento para as pessoas para que elas se cuidem mais combatam a obesidade e o sobrepeso e façam atividade física regular”. Além disso, o Dr. Paulo enfatiza a importância do debate científico. Isso irá acontecer durante o XXV Congresso Brasileiro de Hepatologia, que acontecerá de 2 a 4 de outubro, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.
“Teremos, no Hepato 2019, um curso pré-congresso sobre doença hepática gordurosa não alcoólica, com a participação da SBEM e SBD, e um simpósio conjunto dobre o tema com as sociedades americana e latino-americana para estudo do fígado”.
O Dr. Paulo lembra que será um evento importante para a missão de atualização do hepatologista no manejo do diabetes e dislipidemia e do endocrinologista na conduta acerca da doença hepática gordurosa não alcoólica.
*publicado em 11.07.2019, atualizado em 10.09.2019
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
O novo calendário de Campanhas Públicas da SBEM Nacional começa em janeiro, com primeira e nova campanha 'Visibilidade Trans' – 29 de janeiro. Vejam a programação das atividades e quais as campanhas que...
A AMB, as associações estaduais de médicos e as sociedades de especialidade acabam de criar uma Força-Tarefa AMB Covid-19 para atender, em caráter de urgência, em qualquer lugar do país, à...
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.