Endocrinologia da Estética

relogio 09/11/2009 - 15:58

No dia 7 de novembro, um sábado ensolarado, cerca de 130 especialistas, entre endocrinologistas, dermatologistas e cirurgiões plásticos, se reuniram na Academia Nacional de Medicina (ANM), no Rio de Janeiro, para participarem do 1º Simpósio de Endocrinologia da Estética. Organizado em conjunto pela ASSEX, PUC e IEDE, com apoio da SBEM e ABESO, o evento teve como foco principal a discussão de evidências científicas em aspectos estéticos de transtornos endócrinos e metabólicos.

Idealizado pelo Dr. Luiz César Povoa, presidente da Comissão de História da Endocrinologia da SBEM, o simpósio contou com temas como Acne na Mulher Adulta; Estética Corporal; Impacto Estético de Terapias Hormonais, entre outros.

Parabenizando o Dr. Póvoa pela iniciativa, o Dr. Ricardo Meirelles, presidente da SBEM, disse estar feliz em ver a Endocrinologia tomar a frente, trazendo para a discussão séria e científica vários temas que, muitas vezes, são abordados com irresponsabilidade e interesses econômicos.

“É muito importante esse passo a mais, ou seja, realizarmos uma visão ética e científica dos tratamentos estéticos”, completou o Dr. Walmir Coutinho, que falou sobre Peso Ideal x Peso dos Sonhos.

A endocrinologista Amanda Athayde, presidente da ASSEX, abordou os benefícios da Terapia de Reposição Hormonal na Menopausa (TRHM) para a estética feminina, lembrando que a falta de estrogênio deforma a composição corporal da mulher, levando a gordura dos quadris para o abdômen.

Já o Dr. Ricardo, que falou sobre Testosterona: Indicações e Abusos, exibiu slides de homens exageradamente musculosos e ressaltou que o conceito de beleza é muito individual. O presidente da SBEM lembrou, ainda, que entre as contraindicações da terapia androgênica estão câncer de próstata e de mama.

Leia Mais: