Endócrino 2010

Eventos Médicos

Endócrino 2010

por site em 3 de setembro de 2010


Começaram, nesta sexta-feira, 3 de setembro, atividades do 29º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM 2010). O evento acontece até o dia 7, no Centro de Convenções, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Às 8h30 da manhã, na sala 2, candidatos iniciaram prova escrita do TEEM e do CAAEP 2010. Os gabaritos serão divulgados ainda nesta sexta-feira e o nome dos aprovados somente amanhã.O presidente da Comissão do Título de Especialista, Dr. Francisco Bandeira, recepcionou os candidatos na entrada.

Às 8h45, foi iniciado, na sala 5, o 1º Encontro Brasileiro de Doenças Adrenais. De acordo com a Dra. Milena Caldato, coordenadora do encontro,  o evento tem como objetivo discutir as principais atualizações do tema. "O tema adrenal é muito pouco discutido em congressos, o queo torna um evento como esse mais do que necessário", afirma. O encontro se encerra às 17h30 e, durante todo o dia, serão apresentados tópicos como "Aldosterona", "Adrenal e Viralização", "Carcinomas Adrenocorticais", "Disormonogênese Adrenocortical", entre outros.

Segundo o Dr. Rogério Friendman, presidente do CBEM 2010, o congresso deste ano apresenta muitas novidades. "Trabalhamos muito na organização do evento e disponibilizamos aos congressistas maior acessibilidade e identificação das salas e temas das palestras", afirma.

Vídeo de Boas Vindas

 

 

Atividades Pré-congresso

Entre 14h e 17h, na sala 4, acontece o primeiro curso pré-congresso de atualização em obesidade. O curso tem coordenação dos doutores Marcio Mancini e Mário Kehdi Carra e vai tratar de temas como "Fisiopatologia e Genética", "Doenças Associadas", "Análise Crítica dos Tratamentos Alternativos", "Dieta e Atividade Física", "Fármacos" e "Cirurgia Bariátrica".

Das 16h30 às 18:30, o congressistas podem acompanhar o Curso de Contagem de Carboidratos. De acordo com a programação, será discutido o manejo do paciente com diabetes tipo 1 com a aplicação da contagem de carboidratos. Coordenado pela Dra. Ciglea do Nascimento, as palestras serão baseadas no relato de experiências e discussão de casos clínicos.

 Leia Outros Destaques do Endócrino 2010: