Encontro do IEDE 2018

relogio 04/12/2018 - 09:25 Cobertura de Eventos

Uma das últimas atividades científicas do ano na área da Endocrinologia e Metabologia, o Encontro do IEDE, aconteceu nesse fim de semana no Rio de Janeiro. O evento, organizado pela ASSEX (Associação dos Ex-alunos do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia), voltou para a capital fluminense, mas continuou com o estilo intimista.

Além das palestras, a programação contou com discussões de casos clínicos em quatro sessões, que foi uma adaptação ao debate que era realizado nos cafés da manhã, quando o encontro acontecia em resorts na Região dos Lagos ou Serrana do Rio.

No auditório a presença de cinco presidentes e ex-presidentes da SBEM Nacional: Dr. Fábio Trujilho, atual presidente; Dr. Rodrigo Moreira, presidente eleito (2019-2020); Dr. Alexandre Hohl (gestão 2015-2016 e atualmente vice-presidente da Nacional); Dr. Ricardo Meirelles (gestão 2008-2010); e Dr. Amélio Godoy-Matos (gestão 2000-2002).

fabio trujilho

Dr. Fábio Trujilho, presidente da SBEM Nacional, durante a sua apresentação no encontro

Vários temas chamaram a atenção e serão tópicos de reportagens que estarão publicadas, aqui, no site da SBEM como a cirurgia bariátrica e o diabetes tipo 2 (Dr. Fábio Trujilho); o papel social do endocrinologista no paciente transgênero (Dra. Amanda Athayde); o esclarecimento sobre o chip e implante na área hormonal, “a beleza a qualquer custo” (Dr. Alexandre Hohl); e o futuro da endocrinologia (Dr. Ricardo Meirelles).

cirurgia bariática e diabetes

chip da beleza

futuro da endocrinologia

Seguindo a linha de um debate diferente, os doutores Alexander Benchimol (rubro-negro) e Rodrigo Moreira (tricolor) promoveram um divertido Fla Flu científico, mostrando que é possível realizar apresentações com um toque bem leve, prendendo a atenção da plateia e com direito a usarem as camisas de seus times do coração.  O tema do debate foi sobre o tratamento das dislipidemias.

O Encontro foi encerrado com uma Assembleia Geral da ASSEX. O presidente e organizador do evento, Dr. Roberto Assumpção, passa o cargo de presidente da ASSEX para a Dra. Cynthia Valerio. Foi uma reunião administrativa feita de forma bem objetiva e a partir de janeiro de 2019 a nova diretoria assume a Associação. 

diretoria iede

Dr. Roberto Assumpção, presidente da ASSEX; Dra. Cynthia Valério, presidente eleita; e Dr. Ricardo Meirells, diretor do IEDE e presidente da Comissão de Comunicação da SBEM Nacional. 

nova diretoria da ASSEX

Nova diretoria da Assex

*fotos Cris Dissat, DC Press Agência de Conteúdo.

cbaem 2019
Proendocrino set 2018