Encontro do IEDE

Eventos Médicos

Encontro do IEDE

por site em 3 de dezembro de 2009


De 11 a 13 de dezembro, no balneário de Búzios – Rio de Janeiro, foi realizado o XXXVIII Encontro Anual do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE). Intitulado Eles & Elas Elos Endócrinos, conseguiu combinar, perfeitamente, a seriedade da programação científica com a alegria e o bom humor característicos da parte social desses eventos de fim de ano do IEDE.

Após a apresentação do Hino Nacional, a Dra. Amanda Athayde, presidente da Associação do Ex-Alunos do IEDE (ASSEX), fez o discurso de abertura do Encontro, dizendo que não iria citar todos os médicos que muito contribuíram para a medicina brasileira e para o Instituto para não ser injusta com aqueles que poderia esquecer.

No entanto, afirmou ser impossível não mencionar os doutores Luiz César Póvoa (presidente da Comissão de História da SBEM e de Honra da ASSEX), Ricardo Meirelles (presidente da SBEM e diretor do IEDE), Raul Faria Júnior (diretor técnico do IEDE) e a Doris Rosenthal, contemplada com o Prêmio Dr. José Schermann, este ano.

Insulina e IGF1; Do Colóquio ao EBT; Contracepção Hormonal Masculina e Feminina: O que Há de Novo?; Reposição Hormonal na Jovem com Hipogonadismo: Cuidados e Opções; Repercussões Endócrinas da Obesidade e Síndrome Metabólica; Neuroendocrinologia, entre outros, foram alguns dos temas abordados no evento.

O encontro contou ainda com a diplomação dos novos endocrinologistas e o Jubileu de Prata da turma de 1984.