Encerramento do CBAEM 2019

relogio 25/08/2019 - 10:40 CBAEM 2019

As atividades do CBAEM 2019 se encerraram no sábado e a organização do evento informa, com muita satisfação, que informa um número recorde de participantes. “Passaram pelo Centro Sul, em Florianópolis, mais de 2 mil pessoas entre médicos, endocrinologistas, médicos generalistas, médicos residentes, acadêmicos de medicina, entre outros”, informou o presidente do Congresso, Dr. Alexandre Hohl.

orgulho de ser endocrinologista

“Um Congresso irretocável” foi a expressão usada pelo presidente da SBEM, Dr. Rodrigo Moreira, para definir os resultados do CBAEM 2019. Na última sessão, o Dr. Rodrigo Moreira divulgou os três melhores trabalhos científicos apresentados, cujos nomes dos autores e trabalhos estão divulgados no link a seguir.

Dr. Rodrigo Moreira

Antes do balanço geral e relato do trabalho feito durante os dois anos de organização, o Dr. Alexandre foi surpreendido com uma homenagem feita pela Dra. Marisa Cesar Coral. A endocrinologista, que já presidiu a SBEM Nacional e o CBEM 2004, contou que há 15 anos o Dr. Alexandre se oferecia para ajudar no trabalho de preparação do congresso. “Ele ajudou na distribuição dos cartazes naquela época e, hoje, realiza um evento deste porte no nosso estado”.

A presidente da Regional Santa Catarina, Dra. Cristina da Silva Schreiber de Oliveira, lembra que as diferenças de personalidade entre todos os envolvidos auxiliou na organização do evento. “Pensamos sempre no bem maior que a nossa Sociedade, a SBEM”, enfatizou a médica.

Dra. Cristina

Na sequência, o Dr. Neuton Dornelas, membro da diretoria da Nacional e presidente do CBEM 2020, convidou os participantes a estarem em Brasília, para o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia – o CBEM 2020. Encerrando as atividades do evento, ele e o Dr. Rodrigo Moreira fizeram o convite oficial para o próximo ano.

Dr. Alexandre, encerrando o evento, fez uma análise de como foi o desafio. “Tudo começou na reunião do Conselho Deliberativo no último CBAEM. Foi um congresso construído para os congressistas e palestrantes e queríamos que todos se sentissem em casa. É importante mencionar, também, que o investimento das empresas na SBEM e na Endocrinologia e Metabologia valeu a pena”.

Ele explicou que o fato de ter sido presidente da Nacional e depois de um Congresso da SBEM fez muita diferença, porque entender o funcionamento de uma Sociedade do tamanho da SBEM é essencial para o desenvolvimento do Congresso.  

Os dois presidentes dos eventos – CBAEM 2019 e CBEM 2020 – já estão agendando reuniões, em conjunto, para a preparação do próximo evento em Brasília.

“Espero que todos retornem para casa com muita saúde. Deixo meu agradecimento a todos e obrigado especial ao Dr. Rodrigo Moreira e a Dra. Marisa Cesar Coral. E já temos na agenda o próximo Congresso, de 2 a 6 de setembro em Brasília. Dou por encerrado o CBAEM 2019”, finalizou o Dr. Alexandre. (fotos Celso Pupo)

EMBE 2019
Universidade online SBEM