Durante o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, em Belo Horizonte, aconteceram a reunião do Conselho Deliberativo e a Assembleia Geral, onde foi divulgado o resultado das eleições para a Diretoria da Nacional, Conselho Fiscal e Departamentos Científicos da SBEM.
Foi o primeiro tópico da apresentação do Dr. Fábio Trujilho, presidente da SBEM Nacional. Os novos membros das diretorias estarão nos seus cargos por dois anos, 2019/2020.
A comissão eleitoral que coordenou o processo – com votação online – foi composta por: Dra. Nina Rosa de Castro Musolino (SP), presidente; Dr. Airton Golbert (RS), vice-presidente; Dra. Ana Maria Alves Tillmann (DF), secretária; Dr. Guilherme Alcides Flôres Soares Rollin (RS), secretário; e Dr. Marcio Corrêa Mancini (SP), representante da Diretoria Nacional.
Diretoria Nacional
O Conselho Fiscal tem votação independente da formação de chapas e ocorreu durante a Assembleia Geral, de acordo com o Estatuto, Art. 26. É composto por três vogais, três suplentes, eleitos durante a Assembleia Geral.
Após contatos pessoais do Dr. Fábio Trujilho e Dr. Rodrigo Moreira, presidente eleito, foram sugeridos nomes com grande experiência em gestões da SBEM e nas Regionais. Novas conversas aconteceram para avaliar a disponibilidade e a indicação foi aprovada durante a Assembleia Geral.
CBEM 2022
Para uma votação com iguais condições, a Diretoria e a Comissão de Comunicação criaram um espaço no site da SBEM para que as duas cidades– São Paulo e Recife – apresentassem suas propostas de candidatura.
Entretanto, na hora da defesa no CD, para iniciar a votação, o Dr. Fábio Moura (PE) pediu a palavra, abrindo mão da candidatura da Regional Pernambuco e apoiou São Paulo. “Chegamos à conclusão que a melhor opção para a SBE, nesse momento, era apoiar a Regional São Paulo. Oficialmente estamos com eles para 2022”. O Dr. José Augusto Sgarbi, em nome da Regional SP, agradeceu o desprendimento de Pernambuco e também ao apoio dos sócios de São Paulo. “Foi uma disputa ética e transparente. Durante o processo as duas regionais conversavam e trocavam informações da estratégia das duas. Com essa decisão, ganha a SBEM, ganham todos os associados”.
Depois a Dra. Marise Lazaretti apresentou a Regional São Paulo e os pontos fortes para a realização do CBEM 2022.
Dr. José Sgarbi
Dr. Fabio Moura
Dra. Marise Lazaretti
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
O novo calendário de Campanhas Públicas da SBEM Nacional começa em janeiro, com primeira e nova campanha 'Visibilidade Trans' – 29 de janeiro. Vejam a programação das atividades e quais as campanhas que...
A AMB, as associações estaduais de médicos e as sociedades de especialidade acabam de criar uma Força-Tarefa AMB Covid-19 para atender, em caráter de urgência, em qualquer lugar do país, à...
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.