Educação em Diabetes

Notícias

Educação em Diabetes

por site em 21 de agosto de 2012


Recentemente, o Serviço de Diabetes do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro lançou um Manual de Educação em Diabetes para Pacientes. A publicação tem 80 páginas, com uma linguagem muito simples e ilustrações que facilitam o entendimento das pessoas que tem diabetes. Dessa forma, o aprendizado é mais fácil. O conteúdo será disponibilizado, em breve, no site da SBEM, para ser baixado gratuitamente. O IEDE finaliza algumas questões técnicas para a liberação do material para o público.

O conteúdo foi baseado no Programa e Manual para profissionais desenvolvido em 1998 pela equipe de profissionais de saúde, com a parte pedagógica orientada pela professora Tânia Zagury e coordenação do Dr. Leão Zagury.

Segundo a Dra. Claudia Pieper, da Unidade de Educação em Diabetes do IEDE, o objetivo do Manual é ser um instrumento de informação e educação para pacientes e familiares. “Acreditamos que a educação em diabetes é fundamental, já que aumenta a adesão ao tratamento é um diferencial para a melhoria da qualidade de vida do paciente”.

A apresentação do material foi feita pela Dra. Rosane Kupfer, chefe do Serviço de Diabetes do IEDE, na sala de Educação. A endocrinologista, que também é membro da diretoria da SBEM Nacional, destacou a importância do material no atendimento. O diretor do IEDE e presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM, Dr. Ricardo Meirelles, explicou que o Manual é a síntese da proposta do Instituto, que é a assistência, ensino e à pesquisa.

O homenageado durante o lançamento foi o Dr. Leão Zagury, criador da metodologia. Ele fez um retrospecto do início, bem difícil, do trabalho da educação em diabetes no Brasil.

Estes e outros comentários podem ser assistidos nos vídeos abaixo, feitos durante o lançamento.