Educação e Prevenção

relogio 22/10/2009 - 14:57

Com o tema “Diabetes – Educar para Prevenir”, foi celebrado, em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes. Uma campanha da International Diabetes Federation (IDF) e da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a ação tem como objetivo reforçar a importância da implantação de políticas públicas e estratégias de prevenção e tratamento do diabetes.

No Brasil, para lembrar a data, foram realizadas diversas atividades públicas, entre elas, a iluminação em azul de vários prédios, pontos turísticos, casas, monumentos etc, além de eventos que promovem a educação em diabetes. As atividades aconteceram em todas as partes do país.

O Dia Mundial conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que assinou em 2006 uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas. Em todo o mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento, como o Brasil. Em 30 anos esse número deve chegar a 380 milhões.

Simbologia

O símbolo escolhido para representar o Dia Mundial do Diabetes é um círculo vazado de cor azul. Além de ser de fácil representação, seu significado é extremamente positivo. Em várias culturas ele simboliza a vida, a mãe terra e a saúde, e, nesta campanha, representa a união da comunidade global em apoio às pessoas com diabetes. A cor azul remete ao céu e é a mesma da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países.

A SBEM no Dia Munial

No dia 28 de novembro, a SBEM Nacional promove uma ação de prevenção e educação em diabetes. De acordo com a Dra. Helena Schimid, presidente da Comissão Nacional de Campanhas da SBEM, serão oferecidos testes de glicemia a pessoas com possibilidade de ter o diagnóstico, entre eles familiares de pessoas com diabetes e obesidade. Haverá, também, avaliação do risco de ulceração neuropática em pessoas com diabetes. “Após os testes, as pessoas serão encaminhadas para um endocrinologista”, completa a doutora.O evento aconteceria no dia 14, mas foi adiado devido ao mau tempo.

Todas as ações estão disponíveis no site do Dia Mundial do Diabetes (www.diamundialdodiabetes.com.br), da Sociedade Brasileira de Diabetes, o Departamento de Diabetes da SBEM.