Com o tema “Diabetes – Educar para Prevenir”, foi celebrado, em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes. Uma campanha da International Diabetes Federation (IDF) e da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a ação tem como objetivo reforçar a importância da implantação de políticas públicas e estratégias de prevenção e tratamento do diabetes.
No Brasil, para lembrar a data, foram realizadas diversas atividades públicas, entre elas, a iluminação em azul de vários prédios, pontos turísticos, casas, monumentos etc, além de eventos que promovem a educação em diabetes. As atividades aconteceram em todas as partes do país.
O Dia Mundial conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que assinou em 2006 uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas. Em todo o mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento, como o Brasil. Em 30 anos esse número deve chegar a 380 milhões.
Simbologia
O símbolo escolhido para representar o Dia Mundial do Diabetes é um círculo vazado de cor azul. Além de ser de fácil representação, seu significado é extremamente positivo. Em várias culturas ele simboliza a vida, a mãe terra e a saúde, e, nesta campanha, representa a união da comunidade global em apoio às pessoas com diabetes. A cor azul remete ao céu e é a mesma da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países.
A SBEM no Dia Munial
No dia 28 de novembro, a SBEM Nacional promove uma ação de prevenção e educação em diabetes. De acordo com a Dra. Helena Schimid, presidente da Comissão Nacional de Campanhas da SBEM, serão oferecidos testes de glicemia a pessoas com possibilidade de ter o diagnóstico, entre eles familiares de pessoas com diabetes e obesidade. Haverá, também, avaliação do risco de ulceração neuropática em pessoas com diabetes. “Após os testes, as pessoas serão encaminhadas para um endocrinologista”, completa a doutora.O evento aconteceria no dia 14, mas foi adiado devido ao mau tempo.
Todas as ações estão disponíveis no site do Dia Mundial do Diabetes (www.diamundialdodiabetes.com.br), da Sociedade Brasileira de Diabetes, o Departamento de Diabetes da SBEM.
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
A SBEM Nacional registra, com pesar, o falecimento de sua associada Dra. Dorothy Christinne Carriço de Aguiar ocorrida em Manaus-AM em 22/02/2021. A Diretoria da SBEM, em nome de seus associados, manifesta solidariedade e condolên...
Está disponível na área restrita do site da SBEM a ata do Conselho Fiscal. O documento é assinado pelos membros do Conselho, gestão 2019/2020.
Preocupada com os cuidados com a população, a SBEM divulga o seu apoio à campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) que incentiva o uso de máscaras.