EBT 2018 em Campos do Jordão

Eventos Médicos

EBT 2018 em Campos do Jordão

por site em 15 de abril de 2021


Começou o Encontro Brasileiro de Tireoide 2018. O evento acontece em Campos de Jordão, de 19 a 22 de abril. A organização está a cargo do Departamento de Tireoide da SBEM Nacional e o número de pré-inscritos ultrapassou 1.400. Confira a cobertura do evento no site do Departamento e nas redes sociais. 

A frente do EBT está o Departamento de Tireoide da SBEM, presidido pela Dra. Celia Nogueira e a Comissão Organizadora está sob a responsabilidade do Dr. Danilo Villagelin e a Dra. Laura Ward.

Programação Científica

Na parte científica, estão o Dr. José Augusto Sgarbi (presidente da comissão) e as doutoras Ana Luiza Maia, Gisah Amaral de Carvalho, Janete Cerutti e Patrícia de Fátima, além dos doutores Danilo Villagelin e Mario Vaisman – todos membros da diretoria do Departamento de Tireoide.

Como explicou o Dr. Sgarbi, a programação científica da atual edição do EBT será baseada em novos conceitos e conhecimentos produzidos nos últimos dois anos por pesquisadores nacionais, de ambas as áreas. Os assuntos serão discutidos em um mesmo simpósio temático interdisciplinar. “Temas de grande interesse clínico, os quais sofreram mudanças ou atualizações recentes serão destaques em sessões interativas de discussão de casos, painel multidisciplinar e de debate.”

A novidade deste ano será uma sessão de “julgamento”. O EBT vem utilizando o formato de sessões interativas, mas agora a proposta é ter um debate com opiniões diferentes. Este formato acontecerá no último dia do Encontro, e terá um “promotor” e um “advogado de defesa”, que irão apresentar suas teses, frente a acusação de que o microcarcinoma de tireoide é agressivo. O Dr. Mario Vaisman será o juiz, sendo a advogada de defesa a Dra. Laura Ward e o promotor o Dr. Claudio Cernea.

Fazem parte da programação o Prêmio EBT, os Grants de Pesquisa e o Prêmio Jovem Investigador. Destaque também para a Sessão de Pôsteres comentados. Este ano foi registrado um número recorde de envio de trabalhos.