EASD: Último Dia de Evento

relogio 05/10/2018 - 16:41 Cobertura de Eventos

hega ao final o 54th Annual Meeting of the European Association for the Study of Diabetes. Foram cinco dias de muitos debates e discussões sobre diabetes, com um expressivo número de especialistas brasileiros presentes.

Ao longo dos dias, a SBEM trouxe informação e comentários sobre alguns momentos do evento, publicados em vídeo na fanpage e no canal do Youtube da Sociedade.

Neste último dia, o Dr. Fábio Trujilho, presidente da SBEM Nacional, fez um balanço com alguns destaques das últimas sessões.

“Tivemos uma das apresentações mais importantes e esperadas, que foi a atualização da Diretriz do Manejo da Hiperglicemia no Diabetes Tipo 2 ADA/EASD 2018. Nesta atualização, foi reforçada a importância da individualização do tratamento do DM tipo 2 com foco no paciente. Um dos pontos da Diretriz que merece destaque é que naqueles pacientes com doença cardiovascular estabelecida onde o predomínio seja a coronariopatia deva ser priorizado o uso de um agonista de GLP-1 ou um inibidor da SGLT-2 com benefício comprovado e após a mudança de estilo de vida e metformina. Naqueles pacientes onde predomina a insuficiência cardíaca e a doença renal cronica deve ser priorizado o I-SGLT-2 e caso não seja possível seu uso preferir o agonista de GLP-1”, disse o Dr. Trujilho.

Ele explicou que nos debates ficou claro que o paciente continua sendo o foco central do tratamento, ou seja, de forma individualiza sempre, pensando nas características do que é melhor para cada paciente.

Vejam no vídeo, mais observações do Dr. Fábio Trujilho.

O EASD 2018 se encerra com uma avaliação muito positiva dos participantes, onde tratamentos personalizados, microbiota, guidelines e consensos foram amplamente debatidos.

Corredores e auditórios lotados para todas as sessões. A EASD passou informes em tempo real e disponibiliza – com acesso livre, apenas fazendo um simples cadastro com email e senha – as apresentações não só do evento deste ano, mas de todos os congressos da Associação. Nas redes sociais, a SBEM publicou e divulgou com a hashtag EASD2018.

O próximo evento, em 2019, será em Barcelona.

centro de convenções easd

 

Pro Endocrino setembro 2019
Universidade online SBEM