hega ao final o 54th Annual Meeting of the European Association for the Study of Diabetes. Foram cinco dias de muitos debates e discussões sobre diabetes, com um expressivo número de especialistas brasileiros presentes.
Ao longo dos dias, a SBEM trouxe informação e comentários sobre alguns momentos do evento, publicados em vídeo na fanpage e no canal do Youtube da Sociedade.
Neste último dia, o Dr. Fábio Trujilho, presidente da SBEM Nacional, fez um balanço com alguns destaques das últimas sessões.
“Tivemos uma das apresentações mais importantes e esperadas, que foi a atualização da Diretriz do Manejo da Hiperglicemia no Diabetes Tipo 2 ADA/EASD 2018. Nesta atualização, foi reforçada a importância da individualização do tratamento do DM tipo 2 com foco no paciente. Um dos pontos da Diretriz que merece destaque é que naqueles pacientes com doença cardiovascular estabelecida onde o predomínio seja a coronariopatia deva ser priorizado o uso de um agonista de GLP-1 ou um inibidor da SGLT-2 com benefício comprovado e após a mudança de estilo de vida e metformina. Naqueles pacientes onde predomina a insuficiência cardíaca e a doença renal cronica deve ser priorizado o I-SGLT-2 e caso não seja possível seu uso preferir o agonista de GLP-1”, disse o Dr. Trujilho.
Ele explicou que nos debates ficou claro que o paciente continua sendo o foco central do tratamento, ou seja, de forma individualiza sempre, pensando nas características do que é melhor para cada paciente.
Vejam no vídeo, mais observações do Dr. Fábio Trujilho.
O EASD 2018 se encerra com uma avaliação muito positiva dos participantes, onde tratamentos personalizados, microbiota, guidelines e consensos foram amplamente debatidos.
Corredores e auditórios lotados para todas as sessões. A EASD passou informes em tempo real e disponibiliza – com acesso livre, apenas fazendo um simples cadastro com email e senha – as apresentações não só do evento deste ano, mas de todos os congressos da Associação. Nas redes sociais, a SBEM publicou e divulgou com a hashtag EASD2018.
O próximo evento, em 2019, será em Barcelona.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
O novo calendário de Campanhas Públicas da SBEM Nacional começa em janeiro, com primeira e nova campanha 'Visibilidade Trans' – 29 de janeiro. Vejam a programação das atividades e quais as campanhas que...
A AMB, as associações estaduais de médicos e as sociedades de especialidade acabam de criar uma Força-Tarefa AMB Covid-19 para atender, em caráter de urgência, em qualquer lugar do país, à...
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.