EASD Annual Meeting 2016

relogio 13/09/2016 - 13:56

Nesta segunda-feira (12/9) teve início o 52nd EASD Annual MeetingEuropean Association for the Study of Diabetes, que é um dos mais importantes eventos sobre diabetes. A edição de 2016 acontece em Munique, na Alemanha, entre os dias 13 e 16 de setembro. Tem como presidente a Dra. Julen R. Zierath e como presidente da Comissão Organizadora Local o Dr. Hans J. Hauner. Diversos endocrinologistas brasileiros estão presentes acompanhando as novidades no tratamento da doença.

O programa científico do evento está dividido em oito grupos, apresentando os avanços em ciências básicas, na prevenção, no diagnóstico e tratamento do diabetes.

O que chama a atenção no programa oficial é um texto de boas-vindas assinado pela Chanceler Alemã, Angela Merkel, destacando a importância dos governos darem atenção ao diabetes e suas complicações.

 

imagem do programa científico com mensagem e foto de angela merkel

Entre os assuntos abordados no EASD 2016 estão:

  • Genética/Epidemiologia: epidemiologia, a genética do diabetes tipo 1 e 2, formas monogênicas do diabetes, prevenção e predição do diabetes tipo 1 e 2, fatores do meio ambiente (vírus, nutrientes, toxinas).
  • Ilhotas/ Imunologia do diabetes tipo 1: biologia do desenvolvimento, as células tronco e a geração de células betas, regulação da transcrição e síntese de proteínas, pâncreas, a secreção de insulina in vitro e exocitose, imunologia clínica, modelos de imunologia e animais experimentais do diabetes tipo 1, mediadores inflamatórios na patogêneses do diabetes tipo 1.
  • Patologia/Metabolismo I: ação da insulina, secreção de insulina in vivo, outros hormônios, transporte de glicose, metabolismo de carboidratos, metabolismo de proteína, fisiologia do exercício.
  • Patologia/ Metabolismo II: inflamações do diabetes tipo 2, modelos animais do diabetes tipo 2, inflamações da obesidade, modelo animal da obesidade, câncer, metabolismo do cérebro, regulação do peso e obesidade.
  • Ciência clínica e cuidados I: nutrição e dieta, terapias orais, inibidores SGLT, terapias baseadas em incretinas, novos agentes.
  • Ciência clínica e cuidados II: terapia insulínica, educação, aspectos fisiológicos, aspectos sócio-econômicos.
  • Complicações I: gravidez, neuropatia, nefropatia, retinopatia, hipertensão, pés diabéticos, desordens da pele.
  • Complicações II: complicações cardíacas, doenças macrovasculares, diabetes na infância, dislipidemia e lipoproteínas, outras complicações.

As informações sobre o evento estão disponíveis no site da European Association for the Study of Diabetes

Os profissionais poderão acompanhar o EASD através do Live Streams do Virtual Meeting (imagem a seguir capturada da página de entrada com inclusão de mensagens enviadas em redes sociais)

imagem da página de entrada do virtual meeting